Home Economia e Política Mercado pode “brincar” com corte de 0,75% na Selic após IPCA-15

Mercado pode “brincar” com corte de 0,75% na Selic após IPCA-15

O IPCA-15 passou a acumular nos 12 meses até outubro avanço de 5,05%, contra 5,00% no mês anterior e projeção de analistas de 5,04%

por Gustavo Kahil
0 comentário
Ipea: o principal alívio inflacionário em agosto veio das deflações de alimentos e bebidas

Os traders poderão “brincar” com um corte de 0,75% na Selic nas reuniões do Copom em dezembro ou fevereiro de 2024. avalia a Nova Futura Investimentos.

A análise vem após a publicação do IPCA-15, que desacelerou ligeiramente a alta em outubro, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice avançou 0,21% neste mês, arrefecendo ante o avanço de 0,35% visto em setembro, e ficando praticamente em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,20%.

Com isso, o IPCA-15 passou a acumular nos 12 meses até outubro avanço de 5,05%, contra 5,00% no mês anterior e projeção de analistas de 5,04%.

Segundo o economista-chefe da Nova Futura, Nicolas Borsoi, a abertura dos dados do índice mostra uma forte deflação em alimentos, industriais praticamente no zero a zero e serviços acelerando para 0,63% (5,41% a/a), o que poderia suscitar preocupação.

Fonte: IBGE

Já os serviços subjacentes, a qual são o foco primordial do Banco Central, recuaram para 0,14%, mínima desde outubro de 2020, somando 4,88% em 12 meses, sendo números bastante baixos.

“Nesse primeiro olhar continuamos com a nossa visão de um cenário de desinflação consistente, visão reforçada pelos bons resultados de hoje na inflação, serviços subjacentes e na média da inflação dos núcleos”, avalia Rafael Costa, analista e integrante do time de estratégia macro da BGC Liquidez.

Selic

“Copom pode seguir tranquilo com 0,50% até o fim do ano. Acho que o mercado pode brincar com 0,75% em dez/23 ou fev/24, mas sigo na opinião que não é uma opção”, avalia Borsoi.

O BC já cortou sua taxa de juros em 1 ponto percentual no acumulado das duas últimas reuniões, a 12,75%, e indicou que cogita reduzir as expectativas para a inflação por meio de uma atuação firme. Apesar do atual ciclo de afrouxamento monetário, a Selic deve continuar em patamar restritivo à economia por um bom tempo.

O BC já avaliou ser pouco provável intensificar os cortes na Selic à frente, com a maioria dos mercados apostando em mais um corte de 0,50 ponto percentual nos juros na reunião do Copom na próxima semana, nos dias 31 de outubro e 1° de novembro.

IPCA-15

(Com Reuters)

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.