Resistir à tentação de comprar não é fácil! Abrir espaço para a educação financeira significa abdicar de hábitos ligados à emoção e abrir espaço para conceitos como planejamento, poupança, futuro, reserva e investimento. Significa, na prática, lidar melhor com a frustração de hoje para colher mais e melhor amanhã.

Simplesmente não pensamos no amanhã ou justificamos nossas atitudes no furado chavão “amanhã é outro dia”? Querer tudo ao mesmo tempo agora é saudável para nossos anseios de criar uma família mais unida e feliz? O que dizer das emergências quando simplesmente decidimos viver o presente como se não houvesse amanhã?

Mercado Primata #3: Satisfação Imediata versus Futuro Garantido
Ilustração: Denny Fischer

Educação financeira também considera o amanhã. Adiar o consumo para construir patrimônio é uma atitude mais inteligente que apenas contar com dinheiro emprestado para ter o que bem entender. O legado só existe quando há liberdade, portanto lembre-se sempre de: a) manter uma reserva de emergência para seu padrão de vida; b) investir pelo menos 10% de suas receitas em objetivos de médio e longo prazo; e c) tratar as finanças com respeito e naturalidade.

A tirinha foi criada a partir da sugestão do leitor Luiz Dorça. Faça como ele e ajude-nos a criar novos materiais. Entre em contato conosco com sua sugestão, roteiro ou crítica e tentaremos atendê-lo em uma futura versão do projeto.

Sucesso e até a próxima.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários