Home Finanças Pessoais Messi é acusado de sonegar impostos na Espanha

Messi é acusado de sonegar impostos na Espanha

por Willian Binder
0 coment√°rio

Messi é acusado de sonegar impostos na EspanhaComo cidadãos, todos temos direitos e deveres. Educação financeira significa valorizar o papel de cidadão e lidar de forma coerente com objetivos pessoais e responsabilidades para com a família, a sociedade e o Estado. A gestão tributária é um dos temas relevantes neste cenário.

Quanto declarar e recolher de Imposto de Renda? Como preencher a declaração de forma a não fraudar o sistema? Como deve ser o relacionamento com a Receita Federal. Todos estamos sujeitos a cumprir determinados passos. Hoje trazemos uma notícia que ganhou destaque por envolver o melhor jogador de futebol da atualidade.

O atacante do Barcelona Lionel Messi est√° sendo investigado pela sonega√ß√£o de 4 milh√Ķes de euros em impostos. Um procurador do estado da Catalunha, regi√£o nordeste da Espanha, abriu uma a√ß√£o judicial contra o jogador.

Apresentada pela promotora Raquel Amado, a den√ļncia de sonega√ß√£o foi encaminhada ao tribunal de Gava, bairro de Barcelona em que vive o jogador. Jorge Horacio Messi, pai do atacante, tamb√©m est√° sendo acusado por sonegar impostos no documento apresentado ao tribunal.

Segundo publica√ß√£o do jornal El Pa√≠s, o valor sonegado de 4 milh√Ķes de euros (ou R$ 11,4 milh√Ķes) √© referente aos exerc√≠cios de 2007 a 2009. As informa√ß√Ķes divulgadas ainda apontam que Messi n√£o teria declarado no IRPF (Imposto de Renda de Pessoa F√≠sica) as rendas por ceder seu direito de imagem nos tr√™s anos.

O peri√≥dico espanhol ainda alega que a ‚Äúestrat√©gia‚ÄĚ de fraudar as declara√ß√Ķes no per√≠odo citado veio de Jorge Messi. O pai do atacante do Barcelona teve a ideia em 2005, quando Messi ainda era menor de idade. Ele solicitou a uma terceira pessoa que abrisse uma empresa com o intuito de sonegar impostos.

Quando completou 18 anos, Messi aceitou continuar com a estratégia fraudulenta, que consistia em simular a cessão dos direitos de imagem do jogador a empresas sediadas em paraísos fiscais, como Belize e Uruguai.

O tribunal espanhol deve analisar e aceitar a acusa√ß√£o do Minist√©rio P√ļblico antes de iniciar um julgamento contra Messi e seu pai, no Tribunal da Gava em Barcelona.

Messi responde

Ontem, ap√≥s a not√≠cia ser publicada nos principais jornais do mundo, Lionel Messi usou sua p√°gina no Facebook para comentar o caso. Ele afirmou estar surpreso com as acusa√ß√Ķes de fraude, pois nunca cometeu nenhuma infra√ß√£o.

‚ÄúSempre atendemos todas nossas obriga√ß√Ķes tribut√°rias, seguindo orienta√ß√Ķes dos nossos conselheiros fiscais, que se encarregar√£o de esclarecer essa situa√ß√£o‚ÄĚ, afirmou.

Mais sobre Imposto de Renda

Quem acompanha o Dinheirama sabe que sempre publicamos artigos relacionados a tributação e, principalmente, ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Para quem quer continuar com a leitura sobre o tema, sugerimos alguns textos publicados neste ano:

Fontes: InfoMoney | R7. Foto: AFP PHOTO / Alejandro PAGNI.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.