Messi é acusado de sonegar impostos na EspanhaComo cidadãos, todos temos direitos e deveres. Educação financeira significa valorizar o papel de cidadão e lidar de forma coerente com objetivos pessoais e responsabilidades para com a família, a sociedade e o Estado. A gestão tributária é um dos temas relevantes neste cenário.

Quanto declarar e recolher de Imposto de Renda? Como preencher a declaração de forma a não fraudar o sistema? Como deve ser o relacionamento com a Receita Federal. Todos estamos sujeitos a cumprir determinados passos. Hoje trazemos uma notícia que ganhou destaque por envolver o melhor jogador de futebol da atualidade.

O atacante do Barcelona Lionel Messi está sendo investigado pela sonegação de 4 milhões de euros em impostos. Um procurador do estado da Catalunha, região nordeste da Espanha, abriu uma ação judicial contra o jogador.

Apresentada pela promotora Raquel Amado, a denúncia de sonegação foi encaminhada ao tribunal de Gava, bairro de Barcelona em que vive o jogador. Jorge Horacio Messi, pai do atacante, também está sendo acusado por sonegar impostos no documento apresentado ao tribunal.

Segundo publicação do jornal El País, o valor sonegado de 4 milhões de euros (ou R$ 11,4 milhões) é referente aos exercícios de 2007 a 2009. As informações divulgadas ainda apontam que Messi não teria declarado no IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) as rendas por ceder seu direito de imagem nos três anos.

O periódico espanhol ainda alega que a “estratégia” de fraudar as declarações no período citado veio de Jorge Messi. O pai do atacante do Barcelona teve a ideia em 2005, quando Messi ainda era menor de idade. Ele solicitou a uma terceira pessoa que abrisse uma empresa com o intuito de sonegar impostos.

Quando completou 18 anos, Messi aceitou continuar com a estratégia fraudulenta, que consistia em simular a cessão dos direitos de imagem do jogador a empresas sediadas em paraísos fiscais, como Belize e Uruguai.

O tribunal espanhol deve analisar e aceitar a acusação do Ministério Público antes de iniciar um julgamento contra Messi e seu pai, no Tribunal da Gava em Barcelona.

Messi responde

Ontem, após a notícia ser publicada nos principais jornais do mundo, Lionel Messi usou sua página no Facebook para comentar o caso. Ele afirmou estar surpreso com as acusações de fraude, pois nunca cometeu nenhuma infração.

“Sempre atendemos todas nossas obrigações tributárias, seguindo orientações dos nossos conselheiros fiscais, que se encarregarão de esclarecer essa situação”, afirmou.

Mais sobre Imposto de Renda

Quem acompanha o Dinheirama sabe que sempre publicamos artigos relacionados a tributação e, principalmente, ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Para quem quer continuar com a leitura sobre o tema, sugerimos alguns textos publicados neste ano:

Fontes: InfoMoney | R7. Foto: AFP PHOTO / Alejandro PAGNI.

Willian Binder
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários