Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Meta contínua não muda forma como BC enxerga política monetária, diz Campos Neto

Meta contínua não muda forma como BC enxerga política monetária, diz Campos Neto

O período mínimo de 36 meses para uma mudança de meta mostra um compromisso do governo com a transparência

por Reuters
3 min leitura
Roberto Campos Neto presidente do Banco Central

O decreto que instituiu a meta contínua de inflação não significa uma mudança na forma como o Banco Central enxerga a política monetária, disse nesta quinta-feira o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, ressaltando que nova sistemática não representa maior nem menor suavização no trabalho da autoridade monetária.

Finclass Vitalício Quadrado

Em entrevista para comentar o Relatório Trimestral de Inflação, em São Paulo, Campos Neto disse que o período mínimo de 36 meses para uma mudança de meta mostra um compromisso do governo com a transparência, acrescentando que o prazo dá estabilidade na previsão para o alvo.

Alta de juros

Uma eventual alta de juros não está no cenário base do Banco Central, disse nesta quinta-feira o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, enfatizando que as comunicações recentes da autoridade monetária buscaram não apresentar orientação futura para a taxa Selic.

Campos Neto destacou que o BC está acompanhando o cenário e segue vigilante.

“Sobre alta de juros, não é o nosso cenário base, a gente entende que a linguagem adotada é compatível com não ter dado ‘guidance’ para o futuro neste momento”, afirmou.

Após o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmar nesta semana que a percepção do mercado sobre a situação fiscal não está se deteriorando, Campos Neto disse que há uma percepção de analistas de piora nas contas públicas.

Finclass Vitalício Quadrado

Veja o documento:

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.