Home Economia e Política Meta contínua não muda forma como BC enxerga política monetária, diz Campos Neto

Meta contínua não muda forma como BC enxerga política monetária, diz Campos Neto

O período mínimo de 36 meses para uma mudança de meta mostra um compromisso do governo com a transparência

por Reuters
3 min leitura

O decreto que instituiu a meta contínua de inflação não significa uma mudança na forma como o Banco Central enxerga a política monetária, disse nesta quinta-feira o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, ressaltando que nova sistemática não representa maior nem menor suavização no trabalho da autoridade monetária.

Em entrevista para comentar o Relatório Trimestral de Inflação, em São Paulo, Campos Neto disse que o período mínimo de 36 meses para uma mudança de meta mostra um compromisso do governo com a transparência, acrescentando que o prazo dá estabilidade na previsão para o alvo.

Alta de juros

Uma eventual alta de juros não está no cenário base do Banco Central, disse nesta quinta-feira o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, enfatizando que as comunicações recentes da autoridade monetária buscaram não apresentar orientação futura para a taxa Selic.

Campos Neto destacou que o BC está acompanhando o cenário e segue vigilante.

“Sobre alta de juros, não é o nosso cenário base, a gente entende que a linguagem adotada é compatível com não ter dado ‘guidance’ para o futuro neste momento”, afirmou.

Após o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmar nesta semana que a percepção do mercado sobre a situação fiscal não está se deteriorando, Campos Neto disse que há uma percepção de analistas de piora nas contas públicas.

Veja o documento:

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.