A Meta Platforms (META) anunciou nesta segunda-feira que oferecerá aos usuários na Europa um plano de assinatura para usar o Facebook (FB) e o Instagram sem anúncios, a fim de cumprir as regulamentações da União Europeia.
Os planos de assinatura mensal para usuários na UE, no Espaço Econômico Europeu e na Suíça custarão 9,99 euros para usuários da web, enquanto os usuários de iOS e Android terão que desembolsar 12,99 euros por mês.
As regulamentações da UE ameaçam restringir a capacidade da Meta de personalizar anúncios para usuários sem o consentimento deles e prejudicar sua principal fonte de receita.
A rede social mais popular do mundo tem enfrentado pressões antitruste na UE. Em julho, perdeu a batalha contra uma ordem de restrição de dados na Alemanha, já que o tribunal máximo da Europa apoiou o poder do órgão antitruste alemão para investigar violações de privacidade.
Oferecer a escolha entre um plano gratuito com suporte de anúncios e uma assinatura paga sem anúncios pode fazer com que os usuários optem pelo primeiro, ajudando a Meta a cumprir as regulamentações sem afetar seu negócio de publicidade.
A empresa afirmou posteriormente que pretende pedir o consentimento dos usuários na UE antes de permitir que as empresas direcionem anúncios, a fim de atender às exigências regulatórias em evolução na região.