Home Empresas Microsoft apresenta seus chips para IA, de olho no custo

Microsoft apresenta seus chips para IA, de olho no custo

A Microsoft e outros gigantes da tecnologia, como a Alphabet, estão enfrentando o alto custo na prestação de serviços de IA

por Reuters
0 comentário
(Imagem: REUTERS/Mike Blake/Arquivo)

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira uma dupla de chips customizados, juntando-se a outras grandes empresas de tecnologia que, diante do alto custo da entrega de serviços de inteligência artificial, estão desenvolvendo tecnologias internamente.

A Microsoft disse que não planeja vender os chips, mas sim usá-los para potencializar suas próprias ofertas de software por assinatura e como parte de seu serviço de computação em nuvem, o Azure.

Em sua conferência de desenvolvedores Ignite, em Seattle, a Microsoft apresentou um novo chip, chamado Maia, para acelerar as tarefas de computação de IA e fornecer uma base para seu serviço “Copilot”, de 30 dólares por mês, para usuários de software empresarial, bem como para desenvolvedores que desejam criar serviços de IA personalizados.

Maia foi projetado para rodar em grandes modelos de linguagem, um tipo de software de IA que sustenta o serviço Azure OpenAI da Microsoft e é um produto da colaboração da Microsoft com o criador do ChatGPT, a OpenAI.

A Microsoft e outros gigantes da tecnologia, como a Alphabet, estão enfrentando o alto custo na prestação de serviços de IA, que pode ser 10 vezes superior ao de serviços tradicionais como as ferramentas de busca.

O segundo chip da Microsoft anunciado na terça-feira foi projetado para economizar custos internos e ser uma resposta ao principal rival da Microsoft em nuvem, Amazon Web Services.

Batizado de Cobalt, o novo chip é uma unidade central de processamento (CPU) feita com tecnologia da Arm Holdings. A Microsoft divulgou na quarta-feira que já está testando o Cobalt para potencializar o Teams, sua ferramenta de mensagens empresariais.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.