A Microsoft (MSFT; MSFT34) planeja anunciar vários aparelhos eletrônicos e software relacionado a dispositivos de consumo nesta segunda-feira em um evento em seu campus em Redmond, Washington.
A companhia deve revelar uma nova versão do tablet Surface Pro e da versão notebook do aparelho que apresentam chips Qualcomm baseados na arquitetura da Arm.
Os chips Qualcomm Snapdragon X Elite incluem a chamada unidade de processamento neural, projetada para acelerar aplicativos focados em inteligência artificial, como o software Copilot da Microsoft.
O evento de produtos da Microsoft, um dia antes do início da conferência anual de desenvolvedores da empresa, está aberto a jornalistas e analistas do setor que comparecerem pessoalmente e não será transmitido ao vivo.
A Microsoft pretende ampliar sua vantagem inicial na corrida para produzir ferramentas de IA pelas quais os consumidores estejam dispostos a pagar. A parceria com a OpenAI, criadora do ChatGPT, permitiu que ela saísse na frente da Alphabet, enquanto outras grandes empresas de tecnologia correm para dominar o campo emergente.
Na semana passada, a OpenAI e o Google apresentaram tecnologias de IA que podem responder por voz em tempo real e serem interrompidas, ambas características de conversas de voz realistas que os assistentes de voz de IA têm dificuldade em lidar. O Google também anunciou que está implementando vários recursos de IA generativa em seu mecanismo de busca.
A Microsoft contratou a Qualcomm para liderar o esforço de migração do sistema operacional Windows para os designs de chips da Arm em 2016. A Qualcomm tem exclusividade em dispositivos Microsoft Windows que expira este ano. Outros projetistas de chips, como a Nvidia, estão se esforçando para criar seus próprios chips de PC baseados na Arm, informou a Reuters anteriormente.