Home Economia Milei agradece ao presidente chinês por carta, suavizando tom com China

Milei agradece ao presidente chinês por carta, suavizando tom com China

Milei, que assumirá o cargo em 10 de dezembro, herdará um país em crise econômica, com uma inflação anual de três dígitos

por Reuters
3 min leitura
Milei

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, agradeceu ao presidente chinês, Xi Jinping, por uma carta parabenizando-o pelos resultados das eleições do último domingo, suavizando o tom das duras críticas feitas anteriormente à liderança comunista da China.

“Agradeço ao presidente Xi Jinping pelas felicitações e bons votos”, disse Milei em sua conta pessoal no X.

“Envio a ele meus mais sinceros votos de bem-estar para o povo chinês”, afirmou ele, compartilhando uma foto de uma carta de Xi traduzida para o espanhol.

Em sua campanha para a eleição, Milei, um libertário radical, adotou um tom muito diferente, sugerindo que não faria negócios com a China devido às restrições do governo às liberdades individuais.

A China é o segundo maior parceiro comercial da Argentina, depois do Brasil.

Em sua mensagem de congratulações ao líder sul-americano, Xi disse que atribui grande importância ao desenvolvimento das relações entre a China e a Argentina, segundo a emissora estatal chinesa CCTV.

“Estou pronto para trabalhar com o presidente eleito Milei para dar continuidade à amizade entre a China e a Argentina, ajudar o desenvolvimento e a revitalização de nossos respectivos países por meio da cooperação e promover o desenvolvimento estável e de longo alcance das relações entre a China e a Argentina”, disse Xi em sua mensagem a Milei.

Xi acrescentou que ambos são grandes países em desenvolvimento e importantes países de mercados emergentes que têm apoiado firmemente um ao outro em questões que envolvem seus interesses fundamentais.

Milei, que assumirá o cargo em 10 de dezembro, herdará um país em crise econômica, com uma inflação anual de três dígitos, reservas internacionais esgotadas e uma taxa de pobreza que ultrapassou 40%.

Milei também criticou o grupo Brics de economias emergentes, que inclui a China, juntamente com o bloco comercial sul-americano Mercosul e o vizinho Brasil, a maior economia da região.

Desde a eleição, Milei suavizou seu tom com muitos dos que criticou anteriormente, incluindo seu compatriota papa Francisco.

Em uma postagem separada na quarta-feira, Milei agradeceu ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pelas felicitações de sua equipe de campanha e disse que esperava se encontrar em breve.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.