Os mineradores de Bitcoin (BTCUSD) parece estar mais confiantes com uma valorização da criptomoeda, avalia a consultoria Lab4crypto em uma análise publicada nesta terça-feira (23).
Segundo os analistas, a taxa de hash do Bitcoin está se recuperando após atingir um fundo em 2 de julho, e o múltiplo Puell subiu para 1,044, após sua mínima em 5 de julho (0,595).
“Esses são os primeiros sinais de que a capitulação dos mineradores está esfriando”, explica a Lab4crypto. Os mineradores podem estar mais otimistas com uma valorização adiante, o que os motiva a ampliar a mineração.
Múltiplo antecipa os preços do Bitcoin
A capitulação de mineradores é um processo em que alguns mineradores reduzem suas operações ou vendem uma parte de seus Bitcoins e reservas minerados.
Já a taxa de hash do Bitcoin é uma métrica que mede a quantidade de poder computacional utilizado na mineração da criptomoeda. Uma taxa mais alta significa haver mais poder computacional sendo dedicado à rede.
Múltiplo Puell
O indicador analisa o lado da oferta da economia do Bitcoin, focando nos mineradores e suas receitas. Ele explora os ciclos de mercado a partir da perspectiva da receita de mineração.
Mineradores de Bitcoin são frequentemente chamados de “vendedores compulsórios” devido à necessidade de cobrir os custos fixos do hardware de mineração em um mercado onde o preço é extremamente volátil. A receita gerada por eles pode, portanto, influenciar o preço ao longo do tempo.
O Múltiplo Puell é calculado dividindo o valor diário de emissão de bitcoins (em dólares) pela média móvel de 365 dias do valor diário de emissão.
Como pode ser utilizado?
Existem períodos em que o valor dos bitcoins sendo minerados e entrando no ecossistema é muito alto ou muito baixo em relação aos padrões históricos. Compreender esses períodos pode ser benéfico para o investidor estratégico de Bitcoin, ajudando a identificar momentos de compra ou venda potencialmente vantajosos.