Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Minério de ferro cai com temores do setor imobiliário chinês

Minério de ferro cai com temores do setor imobiliário chinês

O contrato de referência do ingrediente siderúrgico para outubro na Bolsa de Cingapura caiu 0,9%, para 121,90 dólares por tonelada

por Reuters
3 min leitura
O minério de ferro mais negociado em janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações do dia com perda (Imagem: Reprodução/Freepik/@onlyyouqj)

Os contratos futuros do minério de ferro caíram nesta segunda-feira, depois de sólidos ganhos na semana anterior, com as manchetes negativas relacionadas ao setor imobiliário da China provocando cautela.

Finclass Vitalício Quadrado

O contrato de referência do ingrediente siderúrgico para outubro na Bolsa de Cingapura caiu 0,9%, para 121,90 dólares por tonelada.

Mais cedo, o contrato chegou a atingir 119,60 dólares, recuando acentuadamente em relação ao pico de seis meses de 123,75 dólares registrado na sexta-feira.

O minério de ferro mais negociado em janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações do dia com perda de 0,2%, a 871,50 iuanes (119,53 dólares) por tonelada.

A incorporadora imobiliária chinesa Country Garden enfrenta mais um teste de liquidez com o prazo de segunda-feira para pagar 15 milhões de dólares em juros vinculados a um título offshore, depois de ter evitado a inadimplência no último minuto duas vezes no início deste mês.

Outra incorporadora em dificuldades, a China Evergrande Group, viu suas ações despencarem 25% depois que a polícia deteve alguns funcionários de sua unidade de gestão de patrimônio, sugerindo uma nova investigação que poderia agravar seus problemas.

Finclass Vitalício Quadrado

A incorporadora chinesa apoiada pelo Estado, Sino-Ocean Group Holding, por sua vez, disse na sexta-feira que estava suspendendo os pagamentos de todas as dívidas offshore até que uma reestruturação fosse implementada.

Os preços spot do minério de ferro destinado à China também subiram ainda mais esta semana, com o material com teor de 62% avançando para 120 por tonelada na terça-feira, segundo dados da consultoria SteelHome
O minério de ferro mais negociado em janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações do dia com perda de 0,2% (Imagem: freepik/@ wirestock)

Com o agravamento da crise de endividamento que assola as incorporadoras chinesas, os dados de sexta-feira mostraram uma queda nos investimentos no setor imobiliário.

“Qualquer coisa relacionada ao setor imobiliário continua problemática”, disseram os economistas do ING em uma nota, enquanto uma pesquisa com investidores chineses e internacionais realizada pelo JPMorgan mostrou que o pior da crise imobiliária da China ainda não havia passado.

Ignorando a fraqueza dos futuros do minério de ferro, outros insumos para a fabricação de aço subiram, impulsionados por sinais de forte demanda.

O carvão metalúrgico e o coque na bolsa de Dalian ganharam 4,3% e 2,3%, respectivamente.

No entanto, os índices de referência do aço em Xangai tiveram comportamentos mistos.

O vergalhão ganhou 0,7% e a bobina laminada a quente subiu 0,3%, enquanto o fio-máquina caiu 0,5%. O aço inoxidável subiu 0,4%.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.