Os preços futuros do minério de ferro se recuperaram nesta terça-feira, mas fecharam abaixo da máxima da sessão, já que os investidores realizaram lucros após rumores de mercado sobre um controle da produção de aço na província de Fujian, no sul da China, principal mercado consumidor do minério.
O contrato mais negociado de setembro do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) na China devolveu os ganhos registrados mais cedo, encerrando as negociações do dia com alta de 0,24%, a 820,5 iuanes (113,08 dólares) a tonelada.
O contrato havia atingido uma alta intradiária de 840 iuanes por tonelada mais cedo, recuperando-se de uma queda na sessão anterior.
O minério de ferro de referência para julho na Bolsa de Cingapura subiu 1,09%, para 106,35 dólares a tonelada.
Circulou a informação de que as autoridades de Fujian se reuniram com as siderúrgicas locais na segunda-feira para discutir detalhes sobre restrições de produção deste ano, exigindo que os fabricantes estatais locais não excedam 85% da capacidade de aço aprovada antes da reunião.
O departamento provincial de indústria e tecnologia da informação não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
A produção de aço bruto na província de Fujian aumentou 6,5% em relação ao ano anterior, para aproximadamente 34,06 milhões de toneladas em 2023, representando 3,3% do total do país, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas da China.
“A notícia sobre controle da produção de aço bruto já havia sido precificada, então alguns traders fecharam certas posições vendidas após as últimas negociações”, disse um trader do norte da China, pedindo anonimato pois não está autorizado a falar com a imprensa.
“Fujian não é um grande produtor de aço e estamos analisando o quanto exatamente a produção de metal quente será cortada”, disse um trader de Cingapura.
Embora dados de produção acima do esperado tenham sustentado os preços na última sexta-feira, os analistas da Huatai Futures acreditam que o espaço para um novo aumento será limitado em meio a uma demanda sazonalmente fraca de aço.