Os contratos futuros de minério de ferro caíram nesta segunda-feira, com o índice de referência de Dalian atingindo seu nível mais baixo em quase seis semanas após o feriado chinês da Golden Week, já que as margens negativas das siderúrgicas, as restrições à produção e a recuperação econômica incerta na China pesaram sobre o sentimento.
O minério de ferro mais negociado para janeiro na Bolsa de Mercadorias de Dalian encerrou as negociações do dia com queda de 2,8%, a 828 iuanes (113,50 dólares) por tonelada, depois de ter atingido mais cedo 822,5 iuanes, seu nível mais baixo desde 30 de agosto.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de referência do ingrediente siderúrgico para novembro recuou 2,3%, a 112,25 dólares por tonelada, ampliando as perdas para a quinta sessão consecutiva.
Após os ganhos robustos do terceiro trimestre, impulsionados pelas medidas de estímulo da China para sua economia em declínio e para o setor imobiliário em dificuldades, os preços do minério de ferro podem se suavizar no curto prazo, uma vez que os fundamentos do mercado estão enfraquecidos e a recuperação da China permanece incerta, disseram os analistas.
“Neste mês, os fundamentos do mercado de minério de ferro na China… podem começar a se deteriorar”, disse a consultoria Mysteel em sua perspectiva mensal, citando o aumento da oferta e a redução da demanda no país, que responde por mais da metade da produção mundial de aço.
Algumas usinas membros da associação de minério de ferro e aço da província de Yunnan decidiram reduzir a produção de aço em outubro para conter as perdas, segundo a Mysteel.
Os dados comerciais da China para setembro, incluindo as importações de minério de ferro, serão divulgados na sexta-feira e poderão fornecer uma nova visão sobre a demanda de aço e minério de ferro.
Os sinais de aprofundamento da crise no setor imobiliário da China também mantiveram o mercado nervoso, com a mídia local informando que a incorporadora Country Garden pode anunciar uma reestruturação de dívida offshore em breve, enquanto os detentores de títulos da China Evergrande Group levantaram preocupações sobre uma possível liquidação.