Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Mercados Minério de ferro recua com menor demanda e estoques mais altos

Minério de ferro recua com menor demanda e estoques mais altos

O minério de ferro de referência para abril na Bolsa de Cingapura recuava 1,56%, a 114,9 dólares a tonelada

por Reuters
Minério de ferro

Os preços do minério de ferro caíram nesta sexta-feira, com o sentimento do mercado afetado pela produção de metais quentes abaixo do esperado e pelo aumento persistente nos estoques portuários na China, principal mercado consumidor do minério.

O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com queda de 1,13%, a 877 iuanes (122,00 dólares) a tonelada, uma perda semanal de 1,6%.

O minério de ferro de referência para abril na Bolsa de Cingapura recuava 1,56%, a 114,9 dólares a tonelada, embora o contrato tenha registrado um ganho semanal de 1,5% até o momento.

A produção média diária de metais quentes caiu pela terceira vez consecutiva na semana, ficando em 2,22 milhões de toneladas (-0,3% contra a semana anterior), enquanto os estoques nos principais portos pesquisados subiram 2% na semana, para 141,51 milhões de toneladas, o maior desde fevereiro de 2023, mostraram dados da consultoria Mysteel.

“A menor produção de metal quente pesou sobre o sentimento, contribuindo para a queda de preços, e acreditamos que o fator mais importante é a recuperação da demanda de aço downstream”, disse Cheng Peng, analista da Sinosteel Futures, com sede em Pequim.

“Se a demanda downstream não se recuperar, o aumento do metal quente pode resultar em mais produtos de aço, o que, por sua vez, pressionará os preços do minério.”

Traders esperavam que a produção de metal quente aumentasse esta semana, mas um número menor os deixou desapontados, disseram os analistas.

Flávio Augusto Quadrado 2

As preocupações com um possível declínio adicional na demanda de minério nas próximas semanas também prejudicaram o sentimento.

Várias usinas siderúrgicas na província de Yunnan, no sudoeste da China, planejaram cortar a produção de aço em março para conter as perdas, de acordo com um documento emitido pela associação siderúrgica da província na quinta-feira, reduzindo os produtos de aço para construção em um total de cerca de 500.000 toneladas.

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente a autenticidade do documento. A Associação de Ferro e Aço de Yunnan não respondeu imediatamente a um pedido de comentário enviado pela Reuters.

A produção de aço bruto em Yunnan representa cerca de 2% do total da China em 2023, segundo dados oficiais.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.