Home Mercados Minério de ferro registra ganho semanal com impulso imobiliário

Minério de ferro registra ganho semanal com impulso imobiliário

O minério de ferro de referência de agosto na Bolsa de Cingapura subia 1,09%, a 106,4 dólares a tonelada, um aumento semanal de 1,2% até o momento

por Reuters
3 min leitura

Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta sexta-feira e registraram aumento em base semanal, graças a um impulso do mais recente estímulo imobiliário e à demanda resiliente pelo principal ingrediente de fabricação de aço na China, principal mercado consumidor do minério, embora a persistência de estoques elevados tenha restringido os ganhos.

O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 0,18%, a 825 iuanes (113,52 dólares) a tonelada, um aumento de 0,5% na semana.

O minério de ferro de referência de agosto na Bolsa de Cingapura subia 1,09%, a 106,4 dólares a tonelada, um aumento semanal de 1,2% até o momento.

A capital da China, Pequim, juntou-se a outras três cidades para reduzir o custo da compra de imóveis, cortando as taxas de juros das hipotecas e a taxa mínima de entrada.

“Essas medidas mais recentes podem levar a um aumento nas transações de imóveis residenciais e ajudar a aliviar o pior excesso de oferta de moradias por tempo de liberação de estoques no país”, disseram analistas do ANZ em uma nota.

A produção média diária de metal quente entre as siderúrgicas pesquisadas manteve-se em um nível relativamente alto de cerca de 2,39 milhões de toneladas em 27 de junho, apesar de uma queda semanal de 0,2%, segundo dados da consultoria Mysteel.

Mas os estoques portuários persistentemente elevados, que subiram 0,3%, para 149,26 milhões de toneladas, limitaram a alta dos preços.

“A emissão de títulos especiais (pela China) acelerou recentemente, mas há alguma mudança em relação ao uso, o que pode influenciar o setor de infraestrutura mais tarde”, disseram analistas da GF Futures em uma nota. Os títulos especiais são normalmente usados para financiar projetos de infraestrutura.

Investidores e traders ainda estão buscando mais clareza sobre os rumos do mercado em uma terceira reunião plenária há muito adiada, a ser realizada de 15 a 18 de julho.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.