Home Mercados Minério de ferro tem queda de quase 2% em Dalian

Minério de ferro tem queda de quase 2% em Dalian

A queda na demanda devido Ă s margens reduzidas entre as siderĂșrgicas chinesas tambĂ©m prejudicou os preços do minĂ©rio de ferro nesta semana

por Reuters
0 comentĂĄrio

Os contratos futuros de minério de ferro caíram nesta sexta-feira e também seguiam para uma queda semanal, apesar da recuperação registrada na véspera devido a esperanças de estímulos, uma vez que os dados econÎmicos persistentemente fracos da China, principal mercado consumidor, prejudicaram as perspectivas de demanda e o sentimento dos investidores.

O contrato de maio de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociaçÔes do dia com queda de 1,76%, a 948,5 iuanes (132,36 dólares) a tonelada, o menor valor desde 21 de dezembro de 2023, encerrando a semana com queda de 5,5%.

O minĂ©rio de ferro de referĂȘncia para fevereiro na Bolsa de Cingapura caiu 3,28%, atingindo o nĂ­vel mais baixo desde 6 de dezembro, a 129,9 dĂłlares a tonelada, caindo 6,3% na semana atĂ© o momento.

Os preços ao consumidor da China acentuaram o declĂ­nio pelo terceiro mĂȘs em dezembro, enquanto os preços de fĂĄbrica tambĂ©m caĂ­ram, mostraram dados oficiais, destacando as persistentes pressĂ”es deflacionĂĄrias em uma economia que luta para construir uma recuperação sĂłlida.

A queda na demanda devido Ă s margens reduzidas entre as siderĂșrgicas chinesas tambĂ©m prejudicou os preços do minĂ©rio de ferro nesta semana.

“A onda de reabastecimento de matĂ©rias-primas das usinas antes do feriado pode acabar sendo mais fraca do que o esperado em meio ao contĂ­nuo sofrimento com as perdas”, disseram analistas da Huatai Futures em uma nota.

As importaçÔes de minĂ©rio de ferro da China em 2023 atingiram recorde, com um aumento de 6,6% em relação ao ano anterior, mostraram dados alfandegĂĄrios na sexta-feira, graças Ă  demanda mais forte em meio Ă  ausĂȘncia de limites para produção de aço exigidos pelo governo e exportaçÔes de aço acima do esperado.

Jå a Ferrexpo relatou uma queda de 33% na produção anual de pelotas de minério de ferro, jå que a mineradora com foco na Ucrùnia enfrentou mais um ano de interrupçÔes causadas pela invasão russa.

O Dinheirama Ă© o melhor portal de conteĂșdo para vocĂȘ que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os nĂșmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteĂșdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que nĂŁo faz qualquer tipo de recomendação de investimento, nĂŁo se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com Ă© de propriedade do Grupo Primo.