Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Ministro das Finanças do Japão vê aumento dos juros no futuro, diz Nikkei

Ministro das Finanças do Japão vê aumento dos juros no futuro, diz Nikkei

"O Banco do Japão tem jurisdição sobre a política monetária. Mas haverá uma fase em que as taxas de juros subirão"

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Samuel Rajkumar)

O Ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, disse que provavelmente chegará um momento em que as taxas de juros do país começarão a subir e afetarão a economia por meio de vários canais, de acordo com uma entrevista ao jornal Nikkei publicada no sábado (sexta-feira no Brasil).

Finclass Vitalício Quadrado

“O Banco do Japão tem jurisdição sobre a política monetária. Mas haverá uma fase em que as taxas de juros subirão”, disse Suzuki na entrevista.

Com relação ao iene, Suzuki disse que há prós e contras em seus movimentos, que têm efeitos variados sobre os exportadores japoneses e as empresas que dependem de importações.

Como a inflação já ultrapassou a meta de 2% do Banco do Japão há algum tempo, muitos participantes do mercado esperam que o banco central encerre sua política de taxas de juros negativas até abril.

Fontes disseram à Reuters que o banco central japonês está no caminho certo para encerrar os juros negativos nos próximos meses, apesar de dados recentes mostrarem que a economia entrou em recessão, embora a fraca demanda doméstica signifique que o banco central poderá buscar mais pistas sobre o crescimento dos salários antes de agir.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.