O ministro israelense de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, se reunirá com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e com o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, nesta terça-feira, para discutir o conflito em Gaza e o retorno dos reféns mantidos pelo grupo islâmico Hamas, informou a Casa Branca.
A reunião em Washington ocorre no momento em que os Estados Unidos pedem publicamente que Israel faça mais para proteger os civis em Gaza, em meio ao aumento do número de mortos no conflito. Blinken conversou com Dermer no início deste mês.
Nos dias próximos ao Natal, houve um recrudescimento da guerra, principalmente em uma área central ao sul do canal sazonal que corta a Faixa de Gaza.
Israel lançou novos ataques aéreos contra o centro de Gaza nesta terça-feira, e a ONU disse estar alarmada com a intensificação dos ataques israelenses que mataram mais de 100 palestinos em uma parte do enclave desde a véspera de Natal.
O Hamas matou 1.200 pessoas e capturou 240 reféns em 7 de outubro, no dia mais mortal da história do Estado de Israel. Desde então, Israel tem atacado a Faixa de Gaza, governada pelo Hamas, e as autoridades de saúde palestinas afirmam que quase 21.000 pessoas foram confirmadas como mortas em ataques israelenses e que milhares de outras estão soterradas sob escombros.