O ministro britânico Michael Gove disse neste domingo que gostaria de ver cortes de impostos antes da eleição esperada para o próximo ano, colocando pressão em seu chefe, o primeiro-ministro Rishi Sunak, que respondeu dizendo que o melhor corte desse tipo seria reduzir a inflação.
Com os Conservadores atrás do Partido Trabalhista nas pesquisas de opinião, apesar de ter diminuído um pouco a diferença, Sunak está sob pressão para apresentar uma nova agenda não apenas ao seu partido, mas para um país que sofre com uma crise de custo de vida.
Ainda assim, ele tinha pouca coisa a dizer em resposta a Gove, que disse que gostaria de ver cortes de impostos, ecoando cobranças de Conservadores seniores de que reduzir o fardo fiscal seria a única maneira de vencer a próxima eleição.
“A discussão sobre onde o fardo fiscal deveria parar eu acho que é uma que precisamos fazer, não agora, mas daqui a pouco”, disse Gove, à emissora Sky News. “Eu gostaria de ver o fardo fiscal reduzido antes da próxima eleição”, disse, acrescentando que os trabalhadores deveriam ser o foco dessa redução.
Falando à BBC apenas alguns minutos depois, Sunak repetiu sua posição de que “o melhor corte de impostos que podemos dar aos trabalhadores é reduzir a inflação pela metade”.