Uma delegação russa liderada pelo ministro de Recursos Naturais, Alexander Kozlov, está visitando Pyongyang, informou a mídia estatal norte-coreana nesta quarta-feira, enquanto o país politicamente isolado anunciou novos progressos em seu programa de mísseis balísticos.
Kozlov chegou na terça-feira, enquanto o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, se reuniu com os Estados membros da ONU que impõem o armistício da Guerra da Coreia em Seul.
Austin disse estar preocupado com o fato de a China e a Rússia estarem ajudando a Coreia do Norte a expandir suas capacidades militares, permitindo que Pyongyang consiga evadir sanções da ONU.
Rússia e Coreia do Norte conversaram sobre economia, ciência e tecnologia, informou a imprensa estatal KCNA, sem dar mais detalhes.
Kozlov disse em uma recepção que a Rússia quer desenvolver uma “cooperação substancial” com a Coreia do Norte, com base nos acordos feitos pelo presidente russo, Vladimir Putin, e pelo líder norte-coreano, Kim Jong Un, quando se reuniram em setembro no extremo leste da Rússia, informou a KCNA.
Ele também agradeceu à Coreia do Norte por estender seu “total apoio” à Rússia em questões regionais e internacionais, segundo a reportagem.
A imprensa estatal norte-coreana também informou na quarta-feira que o país conduziu com sucesso testes estáticos de um “novo tipo de motores de combustível sólido de alto empuxo” para mísseis balísticos de alcance intermediário (IRBMs).
“O teste forneceu uma garantia segura para acelerar de forma confiável o desenvolvimento do novo tipo de sistema IRBM”, disse a KCNA.