Sete pessoas, incluindo uma criança de 6 anos, morreram e 129 ficaram feridas após um míssil russo atingir uma praça central na cidade histórica de Chernihiv, no norte da Ucrânia, informou o Ministério do Interior ucraniano neste sábado.
As pessoas estavam a caminho da igreja para celebrar um feriado religioso quando o ataque ocorreu, disse o ministério, acrescentando que 15 dos feridos eram crianças e 15 eram policiais.
“Um míssil russo atingiu bem o centro da nossa cidade de Chernihiv. Uma praça, a universidade politécnica e um teatro”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em uma publicação na rede social Telegram, durante visita de trabalho à Suécia.
“Um sábado comum, que a Rússia transformou em um dia de dor e perda”, acrescentou.
Um pequeno vídeo que acompanha a postagem de Zelenskiy mostra detritos espalhados por uma praça em frente ao teatro regional, onde carros estacionados foram fortemente danificados. O vídeo também mostrou brevemente um corpo dentro de um carro.
A mídia ucraniana informou que um evento público com fabricantes de drones estava ocorrendo dentro do teatro no momento do ataque. Ambos os lados na invasão de 18 meses da Rússia usam amplamente drones no campo de batalha.
Em comentários a repórteres, o ministro do Interior da Ucrânia, Ihor Klymenko, confirmou apenas que um evento não especificado estava ocorrendo no prédio e que o serviço de segurança interna da Ucrânia investiga o caso.
Chernihiv é uma cidade de avenidas arborizadas e igrejas centenárias a cerca de 145 km ao norte da capital Kiev.
O telhado do teatro neoclássico foi arrancado pelo ataque, que também quebrou portas e janelas de prédios vizinhos e fachadas de lojas.
As ruas estavam manchadas com rastros de sangue e repletas de restos de suprimentos de primeiros-socorros usados para tratar os feridos.