Home Economia e Política Moral dos investidores da zona do euro sobe em junho

Moral dos investidores da zona do euro sobe em junho

O indicador mergulhou em território negativo na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro passado.

por Reuters
0 comentário

O moral dos investidores na zona do euro aumentou pelo oitavo mês consecutivo em junho, mas a recuperação econômica no bloco está prosseguindo com dificuldade, mostrou uma pesquisa na segunda-feira.

O índice da Sentix para a zona do euro subiu para 0,3 pontos em junho, de -3,6 em maio. Os analistas consultados pela Reuters esperavam que ele aumentasse para -1,8 este mês.

É importante ressaltar que o índice de expectativas registrou um aumento, passando de 7,8 em maio para 10,0 em junho, “oferecendo algum incentivo para que a tendência possa continuar nas próximas semanas”, disse a Sentix.

“A economia da Alemanha teria que enviar um sinal para gerar mais impulso. Entretanto, esse sinal ainda não se materializou”, disse.

O indicador mergulhou em território negativo na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro passado.

A melhora lenta desde então “é certamente um dos principais argumentos para que o BCE (Banco Central Europeu) possa reduzir ainda mais as taxas de juros”, disse o Sentix, acrescentando que seu indicador de inflação também indica um ambiente de inflação desfavorável.

A economia da Alemanha, a maior da Europa, registrou alguma melhora em junho, com o índice sobre a situação atual subindo de -33,5 em maio para -26,3.

“A estabilização da economia alemã está progredindo apenas moderadamente”, disse o Sentix.

A pesquisa com 1.276 investidores foi realizada entre 6 e 8 de junho, informou a Sentix.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.