Home Meio Ambiente MP investiga incêndio no Parque Nacional do Itatiaia

MP investiga incêndio no Parque Nacional do Itatiaia

As causas do incêndio serão apuradas pelas autoridades competentes, e a Academia Militar das Agulhas Negras

por Agência Brasil
3 min leitura

O Minist√©rio P√ļblico Federal (MPF) recebeu ao longo desta semana 20 representa√ß√Ķes sobre o inc√™ndio no Parque Nacional do Itatiaia (PNI), que come√ßou na sexta-feira (14), por volta das 14h, na regi√£o da Parte Alta, e ainda exige combate em algumas √°reas dos 300 hectares atingidos pelas chamas.

A quantidade de representa√ß√Ķes recebidas resultou na autua√ß√£o da Not√≠cia de Fato 1.30.008.000051/2024-52, distribu√≠da para a procuradora da Rep√ļblica Izabella Brant.

Na not√≠cia de fato, o MPF colhe os elementos iniciais nos quais se basear√° para instaurar investiga√ß√Ķes tanto na esfera c√≠vel quanto criminal que fazem parte da sua atribui√ß√£o.

‚ÄúDesde ent√£o, o MPF vem acompanhando a quest√£o junto √†s institui√ß√Ķes envolvidas obtendo a informa√ß√£o de que apura√ß√Ķes administrativas tamb√©m est√£o sendo realizadas no √Ęmbito do ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conserva√ß√£o da Biodiversidade] e da Aman [Academia Militar das Agulhas Negras]‚ÄĚ, informou o MPF √†¬†Ag√™ncia Brasil.

De acordo com o Minist√©rio P√ļblico, o prazo de tramita√ß√£o da not√≠cia de fato √© de 30 dias e pode levar √† instaura√ß√£o de inqu√©rito civil e a um procedimento de apura√ß√£o criminal.

Conforme a administra√ß√£o do PNI, o √ļltimo foco ativo do inc√™ndio est√° controlado e cercado, mas ainda n√£o foi extinto.

Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia (PNI)
Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia (PNI) (Imagem: Corpo de Bombeiros/RJ)

‚ÄúNo momento, temos 21 combatentes do ICMBio e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, que permanecer√£o trabalhando por terra at√© a completa extin√ß√£o do inc√™ndio.‚ÄĚ

Aman

A Academia Militar das Agulhas Negras está envolvida porque o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx|) admitiu, na terça-feira (18), que o incêndio no Parque Nacional do Itatiaia começou durante uma atividade que envolvia 415 cadetes da Aman, localizada em Resende.

Os participavam da conclusão do Estágio Básico do Combatente de Montanha, atividade de instrução prevista para a formação de oficial do Exército Brasileiro.

Apesar disso, a nota do DECEx informava que n√£o se sabia o que ocasionou a queimada.

‚ÄúAs causas do inc√™ndio ser√£o apuradas pelas autoridades competentes, e a Academia Militar das Agulhas Negras encontra-se √† disposi√ß√£o para contribuir com a elucida√ß√£o dos fatos, bem como estar√° comprometida com o esfor√ßo conjunto para a recupera√ß√£o e a preserva√ß√£o do meio ambiente no parque‚ÄĚ, acrescentou a assessoria de Rela√ß√Ķes Institucionais e Comunica√ß√£o Social do DECEx.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, major F√°bio Contreiras, informou que, no oitavo dia de opera√ß√Ķes na Parte Alta do parque, o inc√™ndio permanece controlado, com apenas um foco¬† remanescente na localidade chamada Serrilha dos Cristais.

“A estrat√©gia atual do Corpo de Bombeiros √© o lan√ßamento de especialistas em salvamento em montanha e combate a inc√™ndio florestal nas localidades que s√£o muito √≠ngremes, onde a vegeta√ß√£o √© √† base de turfa e a queima acontece tanto na superf√≠cie quanto no subsolo.‚ÄĚ

Os bombeiros continuam usando helicópteros para monitorar o local e lançar água quando é necessário.

Desde o in√≠cio do combate ao fogo no PNI, o Corpo de Bombeiros j√° empregou mais de 100 militares de cerca de 15 unidades na opera√ß√£o. ‚ÄúJustamente para entregar o Parque Nacional de volta para a sociedade fluminense‚ÄĚ, concluiu o major Contreiras.

Visitação

A gest√£o do PNI informou que as visitas √† Parte Alta do parque permanecer√£o suspensas at√© domingo (23), quando ser√° feita nova avalia√ß√£o dos trabalhos para decidir se o local pode voltar a ser aberto ao p√ļblico.

Antes deste incêndio, que começou há uma semana, outras queimadas já tinham o atingido o parque. O maior da história, ocorrido em 1963, durou 35 dias, e o fogo consumiu 4 mil hectares.

Em 1988 o fogo destruiu 3.100 hectares e um servidor ficou desaparecido.

Em 2001, um incêndio provocado por dois turistas que se perderam e fizeram uma fogueira acabou com mais de mil hectares. A mesma área foi atingida pelo fogo em 2007 e três anos depois foram consumidos 1.200 hectares.

O Parque Nacional do Itatiaia, que é o primeiro do Brasil, completou 87 anos justamente no dia 14 deste mês, quando começou o incêndio.

O PNI protege parte importante da Mata Atl√Ęntica na Serra da Mantiqueira, espalhando-se pelo sul fluminense e sul de Minas. O PNI recebe cerca de 150 mil visitantes por ano.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.