Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Comprar ou Vender Mudança na área de soja afeta Ebitda da SLC em 8,8%, adverte XP

Mudança na área de soja afeta Ebitda da SLC em 8,8%, adverte XP

A empresa direcionou uma parcela maior de sua área para a produção de algodão na 1ª safra, enquanto reduziu as estimativas para o milho

por Gustavo Kahil
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Jorge Adorno)

O horizonte otimista para as safras 2023/24 da SLC Agrícola (SLCE3) sofreu uma revisão significativa, de acordo com uma análise realizada por Leonardo Alencar, analista da XP Investimentos.

Finclass Vitalício Quadrado

Ainda que as esperanças residam nas chuvas de dezembro a janeiro para a soja e de março a abril para o milho, Alencar destaca que o cenário mais otimista não se concretizou como inicialmente projetado.

Desde a última atualização, os estoques de passagem de milho e soja apresentaram um aumento, uma tendência que a XP Investimentos acredita que minimize os impactos de possíveis safras menores durante o ciclo 2023/24.

Redução

No entanto, uma reviravolta negativa surgiu com a atualização do guidance pela SLC Agrícola, revelando números mais fracos do que o previsto, especialmente no oeste de Mato Grosso, impactado pelo fenômeno climático El Niño.

Desempenho das ações da SLC em comparação com o Ibovespa em 2023

Diante desse contexto desafiador, a SLC Agrícola tomou medidas estratégicas, descontinuando 16 mil hectares de soja. Simultaneamente, a empresa direcionou uma parcela maior de sua área para a produção de algodão na 1ª safra, ao mesmo tempo, em que reduziu as estimativas de área plantada de milho 2ª safra e a produtividade de soja.

Finclass Vitalício Quadrado

Segundo a análise de Alencar, essas mudanças resultarão em um efeito negativo estimado em 8,8% no Ebitda ajustado consolidado para o período de 2023/24.

A recomendação de neutra às ações foi reiterada.

Veja as novas projeções da SLC

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.