O edital de mentoria em Propriedade Intelectual (PI) lançado em abril pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), teve 70% de suas vagas ocupadas por mulheres.
O projeto é uma parceria do MDIC com o a rede IP Female e a International Chamber of Commerce do Brasil (ICC-Brasil).
Dentre os projetos selecionados, 14 são sobre biotecnologia. Ao total, a Secretaria de Competitividade e Política Regulatória, responsável pela ação dentro do MDIC, recebeu 64 inscrições de todo o Brasil.
A mentoria tem o objetivo de transmitir conhecimento sobre as diversas modalidades de proteção e as oportunidades oferecidas pela propriedade intelectual, além de estimular a troca de experiências e de parcerias voltadas para o desenvolvimento de novos negócios.
A primeira atividade será uma oficina coletiva virtual, onde os mentores convidados irão compartilhar conhecimento e dúvidas básicas sobre o tema, além de mapear as necessidades do grupo.
Este encontro terá o objetivo de apresentar a importância da PI para os projetos e negócios, preparando o terreno para os encontros individuais.
Vinte e um mentores e mentoras voluntários e especialistas em PI se reunirão particularmente com o pessoal selecionado, durante o mês de junho, para dar direcionamentos a negócios e projetos.
Até o final de julho, outro encontro coletivo acontecerá com o objetivo de compartilhar as experiências.
Outras oportunidades
Nas próximas semanas, o MDIC irá lançar a mentoria para encontrar pessoas com o perfil de “multiplicadoras”, que buscam aprofundar conhecimentos em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para ajudar outros projetos e negócios inovadores.
O ministério promove, ainda, outros programas que incluem mentorias de propriedade intelectual e vão além:
Inovativa : O InovAtiva Brasil é um programa de aceleração que oferece capacitação, conexão e mentoria aos participantes de forma gratuita. A participação é aberta para soluções de todas as áreas de atuação que estejam nas fases de validação, operação ou tração. Em geral, ocorrem dois ciclos por ano.
Empreendedoras.tech : Programa desenvolvido para fortalecer projetos ou empresas de micro e pequeno porte de base tecnológica lideradas por mulheres. Acompanhe pelo link https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/governo-lanca-programa-para-incentivar-empreendedorismo-feminino
Elas Exportam: Programa de mentorias que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior.
As inscrições estão encerradas para o ciclo atual, mas haverá novo ciclo ainda este ano.