Amigos leitores, o final de semana já é sinônimo de mundo digital no Dinheirama. Acompanhe o que aconteceu de mais relevante no meio.

WhatsApp passa a compartilhar dados com Facebook

O WhatsApp atualizou seus termos de uso, enviando aos usuários uma notificação para que os leiam e cliquem em “aceitar” para continuar usando o app. A principal mudança é que, agora, o aplicativo pode compartilhar seus dados com o Facebook por padrão.

De acordo com os novos termos de uso, o Facebook agora pode ter acesso ao seu número de telefone, horários em que você usa o app de mensagens e até se já conversou com empresas através dele. Tudo isso será usado pelo Facebook para lhe servir nova sugestões de amigos e “anúncios mais relevantes”, como diz o comunicado.

Por que a mudança agora? O Facebook diz que quer começar a oferecer o WhatsApp como uma ferramenta corporativa. A ideia é que o aplicativo possa ser usado de maneira mais formal. Um dos alvos são companhias aéreas que queiram avisar do atraso de um voo, por exemplo. Ou bancos com o objetivo de informar sobre atividades suspeitas na sua conta.

Para começar a experimentar com esses novos recursos voltados para empresas e negócios, o WhatsApp é obrigado a atualizar seus termos de uso. Termos que permaneceram os mesmos pelos últimos quatro anos. O aplicativo também ressalta que os usuários não verão propagandas dentro do app de mensagens.

Se você ainda não se sente confortável dividindo seus dados do WhatsApp com o Facebook, o aplicativo destaca que é possível desativar esse compartilhamento. Basta acessar a tela de configurações, seguir até “Conta” e desmarcar a opção “Compart. dados da conta”.

Gosta de vídeos? Aprenda mais: TV Dinheirama – Você no comando do seu dinheiro

Crowdfunding para abrir hamburgueria

O vencedor da última edição do MasterChef Brasil, Leonardo Young lançou uma campanha de financiamento coletivo. O objetivo é ajudar a edificar a sua nova empreitada gastronômica: uma hamburgueria que promete “mudar o conceito de restaurante”. Ao lado dele estão Zé Soares, autor do blog Do Pão ao Caviar e Bel Pesce, empreendedora e autora do livro “A Menina do Vale”. A hamburgueria já tem nome e é resultado das iniciais de seus empreendedores: Zebeléo.

“Temos paixão por comer, descobrir comidas novas e cozinhar, por isso resolvemos, juntos, criar a hamburgueria Zebeléo, transformando o simples no bem feito, usando os melhores elementos e proporcionando experiências únicas, de maneira que consigam se sentir especiais“, dizem os criadores na página do projeto que quer levantar R$ 200 mil em 60 dias.

Lançado no site Kickante, o projeto nasceu com muita polêmica nas redes sociais.

Atualização: Bel Pesce acaba de anunciar através de suas redes sociais que ela e seus sócios mudaram de ideia sobre levantar os recursos via “crowdfunding”. Dessa maneira, essa parte de seu projeto está cancelada e o dinheiro será devolvido as pessoas que já fizeram suas doações. Aparentemente o impacto negativo e a pressão das pessoas foi maior do que eles podiam imaginar.

Usuários do Dropbox precisam mudar sua senha de acesso

Usuários do Dropbox que têm a mesma senha desde julho de 2012 terão que trocá-la. Isso acontecerá na próxima vez que fizerem login, pois ela já foi “resetada”. O que aconteceu?

Em julho de 2012, o Dropbox descobriu que nomes de usuário e senhas roubados de outros sites foram usados para fazer login em um pequeno número de contas. Na época, não foi uma dor de cabeça tão grande, e eles entraram em contato com os usuários afetados.

No entanto, a empresa descobriu recentemente “um antigo conjunto de credenciais de usuário do Dropbox” (endereços de e-mail e senhas protegidas por hash-salt) que acreditam ter sido obtido em 2012.

eBook gratuito recomendado: Invista e Construa o Futuro dos seus Filhos

Além disso, milhões de logins e senhas do LinkedIn vazaram este ano – as credenciais foram obtidas após um ataque em 2012 – e elas poderiam potencialmente ser usadas para acessar o Dropbox, pois eram armazenadas de forma insegura.

No e-mail enviado aos usuários, o Dropbox afirma que “essa é uma medida puramente preventiva”. No blog oficial, a empresa diz: “não acreditamos que nenhuma conta foi acessada de maneira indevida”. Ainda assim, para evitar maiores problemas, as senhas antigas foram redefinidas. Você, claro, terá que inserir uma nova caso seja afetado.

Redação Dinheirama
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários