Sabadão chegou e com ele nossa coluna semanal sobre o que mais relevante aconteceu no mundo da tecnologia e empreendedorismo. Nessa semana, o Uber lançou um serviço que promete continuar revolucionando o transporte de pessoas pelo mundo. Confira!

Uber começa testes com carros autônomos nos EUA

Conforme anunciado em agosto, o Uber começou a operar em fase de testes uma frota de carros autônomos com passageiros reais na cidade de Pittsburgh, nos EUA, nesta quarta-feira, 14/09.

De acordo com o portal TechCrunch, o Uber soltou pelo menos 14 carros Ford Fusion equipados com câmeras, radar e outros equipamentos especiais pelas ruas de Pittsburgh.

“Como os carros próximos da gente vão reagir? Como os passageiros que entram no banco traseiro estão reagindo à nossa experiência completa de hardware e software pela primeira vez, e o que isso realmente significa?” questiona o diretor do Campus de Tecnologias Avançadas do Uber, Raffi Krikorian.

Apesar de totalmente autônomos, os carros não serão soltos nas ruas de Pittsburgh sem supervisão humanas. Os veículos contarão com um engenheiro especialmente treinado pronto para assumir o volante caso algo dê errado. Também haverá um copiloto fazendo anotações sobre cada corrida.

Inicialmente, essas corridas em carros autônomos do Uber serão gratuitas em Pittsburgh. Ainda não se sabe por quanto tempo o projeto ficará no ar.

Ebook gratuito recomendado: Invista e Construa o Futuro dos seus Filhos

Celulares já são principal meio de acesso à internet no Brasil

O celular é hoje o principal meio de acesso dos brasileiros à internet. É o que revela a pesquisa TIC Domicílios 2015, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). 89% dos brasileiros conectados o fazem por meio de um smartphone, superando pela primeira vez os computadores como dispositivo prioritário para conexão – os PCs são usados por 65% dos usuários de internet do País. Em 2014, 80% dos brasileiros faziam uso do computador para este fim.

Em 2015, 35% dos usuários de internet acessaram a rede apenas pelo telefone celular. Em 2014, essa proporção era de 19%. De acordo com Barbosa, usuários de classes menos favorecidas e com baixa escolaridade são os que mais utilizam a internet apenas pelo celular – são 44% na classe C e 65% no conjunto das classes D e E. “Quem tem mais escolaridade e renda, tem múltiplas plataformas de acesso: apenas 8% dos usuários da classe A ficou restrito ao celular”, diz.

Segundo o estudo, 58% dos brasileiros têm acesso à internet, o que representa um crescimento de 7 pontos percentuais na comparação com a pesquisa do ano passado. Foi considerado “conectado” o indivíduo que acessou a internet pelo menos uma vez nos últimos três meses antes da resposta do questionário.

Twitter tenta se reinventar

A partir dessa semana, o Twitter inicia a transmissão ao vivo e gratuita de 10 partidas da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano). O primeiro jogo foi transmitido na última quinta-feira (15), partida entre New York Jets e Buffalo Bills. Os internautas poderão assistir aos jogos no Twitter pelo perfil oficial da NFL no microblog e por meio do link direto no computador. As partidas estarão disponíveis para usuários e não usuários da plataforma. O Moments, ferramenta de curadoria do Twitter, também fará a cobertura dos jogos e incluirá um aviso de quando a transmissão estará ao vivo.

Além disso, será possível acompanhar a NFL e outros conteúdos de streaming ao vivo no Twitter, como os gerados pela NBA, Bloomberg e Cheddar, por meio de um novo aplicativo do Twitter voltado aos aparelhos conectados da Apple TV (disponível globalmente), Microsoft Xbox One (disponível na Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, México e Reino Unido) e Amazon Fire TV (acessível apenas nos Estados Unidos e Reino Unido).

O aplicativo permitirá que qualquer pessoa com esses dispositivos consiga acessar o conteúdo do Twitter, incluindo vídeos do Vine e Periscope e as transmissões ao vivo, sem precisar de uma conta no Twitter ou serviço de TV por assinatura. Para acessar o conteúdo, basta visitar a respectiva loja de aplicativos de cada plataforma.

Redação Dinheirama
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários