Entre os eventos, os 14 milhões de visitantes que são esperados em Paris durante as Olimpíadas terão a oportunidade de nutrir suas mentes em exibições temáticas listadas no aplicativo oficial chamado “La Carte des Jeux” (“O Mapa dos Jogos”).
Durante os Jogos de Londres em 2012, os museus da capital britânica tiveram uma queda significativa de público, mas Paris espera que os visitantes combinem esportes e artes entre 26 de julho e 11 de agosto.
“Em Paris, a configuração é muito diferente: muitos eventos serão realizados na cidade – Concorde, Invalides, Grand Palais. Então as pessoas sairão das competições e imediatamente estarão próximas de um local cultural”, afirmou Dominique Hervieu, diretor de cultura da Paris 2024, à Reuters.
Nos próximos meses, vários museus estarão apresentando exposições com temas desportivos.
O museu Marmottan-Monet realizará a exibição “Artistas e esporte, 1870-1930” até setembro, com “Regata em Argenteuil”, de Claude Monet, e trabalhos de Gustave Caillebotte e Paul Signac, um importante iatista na sua época.
O Louvre, museu mais visitado do mundo, terá uma exibição chamada “Olimpismo” a partir de 24 de abril.
Dois dias depois, o Museu da Imigração exibirá “Olimpismo, uma história do mundo”, que destacará “as lutas a favor da igualdade, contra racismo e discriminação”.