Home Empresas Musk busca voto de acionistas da Tesla para transferir registro da empresa para o Texas

Musk busca voto de acionistas da Tesla para transferir registro da empresa para o Texas

"O voto do público é inequivocamente a favor do Texas! A Tesla fará imediatamente uma votação entre os acionistas para transferir o Estado de incorporação para o Texas", disse Musk no X

por Reuters
0 comentário
Elon Musk (Imagem: Reprodução/REUTERS/Gonzalo Fuentes)

A Tesla (TSLATSLA34) realizará uma votação de acionistas para decidir sobre a transferência do registro da companhia do Estado norte-americano de Delaware para o Texas, disse o presidente-executivo da montadora, Elon Musk, nesta quinta-feira, dias depois que uma juíza invalidou seu pacote de remuneração de 56 bilhões de dólares.

Na terça-feira, a juíza de Delaware Kathaleen McCormick chamou o pacote de pagamento de 2018 baseado em ações de Musk, o maior dos Estados Unidos, de “uma soma inexplicável” que era injusta para os acionistas e que foi negociada por diretores que pareciam estar em dívida com o bilionário.

“Nunca incorpore sua empresa no Estado de Delaware”, publicou Musk na rede social X logo após a decisão. O executivo também iniciou uma enquete perguntando se a Tesla deveria agora ser incorporada no Texas. Mais de 87% dos mais de 1,1 milhão de votos expressos foram a favor da mudança.

“O voto do público é inequivocamente a favor do Texas! A Tesla fará imediatamente uma votação entre os acionistas para transferir o Estado de incorporação para o Texas”, disse Musk no X.

Musk mudou a sede corporativa da Tesla de Palo Alto, na Califórnia, para Austin, no Texas, em 2021, depois de criticar as regulamentações e os impostos da Califórnia, além de entrar em conflito com as autoridades de saúde no início da pandemia.

Uma das fábricas da Tesla fica no Texas, onde a companhia também está planejando uma expansão de mais de 750 milhões de dólares. A montadora também está construindo uma refinaria de lítio no Estado, com o objetivo de produzir o suficiente para cerca de 1 milhão de veículos elétricos até 2025.

As outras empresas de Musk, como a SpaceX e a The Boring Company, também têm operações no Texas.

NEGÓCIOS EM DELAWARE

Mais de 65% das empresas da Fortune 500 e mais da metade de todas as companhias de capital aberto dos EUA são constituídas em Delaware, atraídas pela estrutura jurídica e políticas tributárias favoráveis aos negócios do Estado, de acordo com a Harvard Business Services.

A decisão sobre o pagamento não é a primeira vez que Musk sofre um revés no Estado.

McCormick foi a mesma juíza que supervisionou a ação judicial do Twitter contra Musk em julho de 2022, depois que ele tentou desistir de um contrato para comprar a plataforma de mídia social por 44 bilhões de dólares. A juíza rejeitou táticas protelatórias e Musk foi forçado a comprar a empresa que agora é conhecida como X.

“Recomendo a incorporação em Nevada ou no Texas se você preferir que os acionistas decidam as questões”, disse ele em outro post no X após a decisão de McCormick sobre seu pacote salarial.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.