Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Finanças PessoaisCarreira Não cometa estes 5 erros se quiser ter sucesso como empreendedor

Não cometa estes 5 erros se quiser ter sucesso como empreendedor

por Plataforma Brasil
Não cometa estes 5 erros se quiser ter sucesso como empreendedor

Por Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Flávio Augusto Quadrado 2

Caro leitor, desta vez vou mirar no cotidiano empresarial, com especial atenção aos erros e equívocos que, de tão comuns e recorrentes, trazem o risco de não provocar a indignação e o incômodo necessários ao empreendedor, iniciante ou não, que pouco a pouco e corajosamente vai transformando a cara do nosso universo empresarial.

Tratam-se de situações muito comuns, mas uma vez que sua ocorrência é tolerada e digerida, podem afetar o desempenho e o futuro de iniciativas fantásticas e inovadoras, mas assassinadas no berço pela falta de cuidado e atenção.

Erro 1: Um ambiente com comunicação inacessível ou ineficaz

Jamais permita que o toque do telefone ocorra por mais de três vezes sem atendimento. Do outro lado da linha pode estar um potencial cliente irritado, que depois de escutar o toque por quatro vezes, poderá concluir que foi melhor não ter sido atendido.

Erro 2: O estabelecimento de metas impossíveis

Pode acreditar, eu, você, a sua e a minha equipe possuem limitações. Para evitar que as metas e objetivos traçados não se transformem em peça de folclore por conta do mais absoluto descrédito, estabeleça apenas aquilo que de fato possa ser realizado. Depois disso, cobre com rigor.

Erro 3: A contratação de analfabetos funcionais

Sim, eles existem. O analfabetismo funcional pode ser identificado quando profissionais formados em boas escolas, e eventualmente dotados de alguma experiência, apresentam desconhecimentos impensáveis para as suas áreas de atuação.

Flávio Augusto Quadrado 2

Algo como um gestor financeiro não dominar as práticas da matemática financeira, desconhecer princípios contábeis ou ferramentas e modelos de gestão financeira. Parece um absurdo? Pois é, mas acontece, e muito!

Erro 4: A institucionalização da desorganização

Não há nenhum problema em se criar um ambiente de trabalho informal, arejado e livre dos rigores corporativos tradicionais. Muito pelo contrário, estes ambientes podem (vejam bem, podem, mas não garantem) propiciar um ambiente de trabalho mais produtivo, agradável e dotado de alta dosagem de criatividade.

Outra coisa é a informalidade ocasionar a perda de documentos e informações importantes ou a dificuldade para se localizar contratos ou lidar com responsabilidades e prazos.

Erro 5: Um escritório de contabilidade confuso

No caso empresarial, equivale às doenças silenciosas e aparentemente indolores que atacam os seres humanos. É algo que vai corroendo, pouco a pouco e dia após dia, a situação fiscal e os controles internos, fragilizando o aparato administrativo financeiro até se transformar em uma “batata quente” que ninguém terá coragem de pôr a mão.

Conclusão

Diante de uma primeira leitura, pode ser que tudo lhe pareça muito óbvio, mas o problema dos equívocos “óbvios” é que eles passam desapercebidos e camuflados, e com o tempo ganham forma, vida própria, e grande potencial destruidor. Como empreendedor atento, é bom você se preparar neste sentido. Boa sorte e até o próximo.

Foto “Climbing the ladder”, Shutterstock.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.