Home Comprar ou Vender Não compre as ações da Vulcabras, alerta analista; entenda o porquê

Não compre as ações da Vulcabras, alerta analista; entenda o porquê

O anúncio de oferta da Vulcabras após uma distribuição generosa de dividendos levanta questionamentos sobre as intenções da empresa

por Gustavo Kahil
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/ Youtube da Vulcabras)

Embora a Vulcabras (VULC3) tenha mostrado sinais de melhoria nos resultados, esses avanços não têm sido expressivos, especialmente considerando o ambiente desafiador do varejo, onde o crescimento é limitado pela competição e pelas condições macroeconômicas, avalia a Nord Research em um relatório enviado a clientes nesta segunda-feira (29).

A análise veio após a empresa divulgar, na semana passada, a sua intenção de realizar uma oferta primária de ações no valor de R$ 250 milhões e que pode ser elevada até R$ 500 milhões.

Lopes adverte os investidores a ficarem atentos às intenções das empresas, especialmente quando envolvem ofertas e distribuições de dividendos. Ela destaca que o anúncio de oferta da Vulcabras após uma distribuição generosa de dividendos levanta questionamentos sobre as intenções da empresa e a distribuição de riscos entre acionistas e investidores.

“A família Grendene Bartelle basicamente encontrou uma forma de manter ou até mesmo aumentar sua participação sem gastar um real do bolso. E, é claro, o acionista toma o resto do risco para si”, analisa Lopes.

Desempenho das ações da Vulcabras em 12 meses

Ambiente complicado

Segundo a analista Daniella Lopes, a empresa enfrenta um mercado difícil para crescer acima de 10-11%, com uma competição acirrada e uma dinâmica macroeconômica desafiadora. Apesar de alguns analistas possam acreditar que os resultados da Vulcabras serão afetados pela exportação na Argentina, Lopes destaca que o mercado externo representa apenas 7% dos resultados da empresa, minimizando esse impacto.

A analista destaca que as vendas online da Vulcabras não decolaram, o que significa que o crescimento da empresa tem sido moderado, entre 10-15%, enquanto busca manter sua posição no mercado de varejo esportivo.

Prefira GPS

Para Lopes, a Vulcabras pode parecer uma opção barata considerando seu desempenho operacional, mas é importante observar o contexto geral dos negócios. Ela recomenda aos investidores que busquem oportunidades em outras empresas, como a GPS (GPSS3), que apresenta um histórico sólido de aquisições e desempenho consistente.

A Nord Research destaca que a GPS tem uma forte presença nos segmentos de Facilities, Segurança, Manutenção e Serviços Industriais, além de uma posição consolidada no mercado de terceirização de mão de obra. Com um histórico de crescimento médio de 30% ao ano e excelentes indicadores financeiros, a GPS se destaca como uma opção mais atraente para investimento.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.