O Nasdaq recuava 2,3% nesta sexta-feira, colocando-o no caminho de confirmar um movimento de correção, após preocupações com as previsões de empresas de tecnologia e com o esfriamento da economia dos Estados Unidos.
Atingido por um relatório de emprego mais fraco do que o esperado e previsões decepcionantes de Amazon (AMZN AMZO34) e Intel (INTC ITLC34), o Nasdaq acumula queda de 10,2% em relação ao recorde de 18.647,45 pontos cravado em 10 de julho.
O Nasdaq 100 também está seguindo para uma correção em relação ao recorde histórico de fechamento de 20.675,38 pontos.
Um índice ou uma ação é amplamente considerado como estando em correção, sinalizando o pessimismo dos investidores, quando fecha 10% ou mais abaixo do recorde de fechamento anterior.
O recente desempenho do Nasdaq é resultado de investidores vendendo ações de peso em Wall Street depois que resultados decepcionates de Tesla (TSLA; TSLA34) e Alphabet (GOOG; GOOGL) agravaram as preocupações dos investidores sobre um otimismo excessivo em relação ao avanço da inteligência artificial.
Nvidia (NVDA; NVDC34), Microsoft (MSFT; MSFT34) e outras ações do setor de tecnologia têm sido os principais impulsionadores da valorização recorde de Wall Street em 2024, impulsionada pelas expectativas de cortes nos juros este ano pelo Federal Reserve e pela euforia em torno da IA.