Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Comprar ou Vender Nasdaq sobe 27% em 2023, mas está “em lugar nenhum”; entenda

Nasdaq sobe 27% em 2023, mas está “em lugar nenhum”; entenda

É apenas a 4ª vez na história da Nasdaq, desde 1970, que o índice cai numa base contínua de dois anos consecutivos há mais de um ano

por Gustavo Kahil
3 min leitura
O S&P 500 abriu em queda de 0,16%, em 4.497,98 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuava 0,26%, para 13.889,20 pontos na abertura

Embora o índice Nasdaq (IXIC) tenha subido 25% desde o seu mínimo de 2022 e quase 27% em 2023, uma avaliação mais ponderada mostra que o desempenho pode não ser tão brilhante assim.

Finclass Vitalício Quadrado

Quando olhamos para uma base contínua de dois anos, contudo, o índice cai 17%. Além disso, ele está em queda nesta base contínua de 2 anos há mais de um ano.

Conforme mostrado no segundo gráfico abaixo, esta é apenas a quarta vez na história do Nasdaq, desde a década de 1970, que o índice cai numa base contínua de dois anos consecutivos há mais de um ano.

“Embora os retornos de 2023 tenham sido fortes para o Nasdaq, tem sido basicamente um mercado ’em lugar nenhum’ há alguns anos, desde o rali pós-Covid no final de 2020 e início de 2021”, aponta a casa de análise Bespoke.

Algum lugar

Vale a pena ressaltar, porém, que uma análise dos retornos futuros, quando o índice caiu em uma base de dois anos, revela que ele também sobe 20% em relação aos mínimos de 52 semanas.

Ou seja, pensando assim, o índice está em lugar nenhum, mas pode chegar a algum lugar.

Finclass Vitalício Quadrado
Fonte: Bespoke

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.