Home Investimentos Neoenergia lucra R$ 973 mi no 4º tri, avanço de 4% na base anual

Neoenergia lucra R$ 973 mi no 4º tri, avanço de 4% na base anual

A Neoenergia destacou ainda seu plano de rotação de ativos, mencionando a parceria em transmissão de energia com o Fundo Soberano de Cingapura (GIC)

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/Freepik/@evening_tao)

A Neoenergia (NEOE3) fechou o último trimestre de 2023 com lucro de 973 milhões de reais, alta de 4% em relação ao registrado em igual período do ano anterior, segundo resultados divulgados pela companhia elétrica nesta quarta-feira.

A empresa controlada pelo grupo espanhol Iberdrola também alcançou no período um recorde de Ebitda Caixa, métrica de lucro que inclui por exemplo ativos financeiros de concessões (VNR). O indicador atingiu 3 bilhões de reais no trimestre, 21% acima do registrado um ano antes.

“O crescimento recorde do Ebitda Caixa foi alavancado pela entrada em operação de novos negócios, revisões tarifárias de três de nossas distribuidoras e pelo crescimento de mercado que se acelerou no último semestre do ano passado”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, em nota à imprensa.

Na distribuição de energia, um dos principais segmentos de atuação do grupo, o volume total de energia injetada, incluindo geração distribuída, foi de 22.176 gigawatts-hora (GWh) no quarto trimestre, alta de 10,1% no comparativo anual. No acumulado de 2023, o montante somou 82.411 GWh, aumento de 5%.

“Os índices (de energia injetada) foram influenciados por temperaturas elevadas, queda do volume de chuvas e crescimento do número de clientes”, explicou a Neoenergia.

Em uma próxima etapa, a parceria deve se expandir para outras localidades onde a Neoenergia também atua (Imagem: Reprodução/Facebook/Neoenergia)
(Imagem: Reprodução/Facebook/Neoenergia)

A companhia também destacou os 8,9 bilhões de reais investidos em 2023 nos seus negócios, sobretudo nas cinco concessionárias de distribuição: Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).

A Neoenergia destacou ainda seu plano de rotação de ativos, mencionando a parceria em transmissão de energia com o Fundo Soberano de Cingapura (GIC), com a venda de 50% de oito ativos operacionais, e o acordo com a Comerc para desenvolvimento de projetos de geração distribuída de energia.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.