Home Empresas Nestlé anuncia compra do Grupo CRM, dono da Kopenhagen

Nestlé anuncia compra do Grupo CRM, dono da Kopenhagen

Durante os primeiros seis meses de 2023, as vendas de produtos de confeitaria da Nestlé aumentaram 10,8% em uma base orgânica, excluindo aquisições e movimentos cambiais

por Reuters
3 min leitura
As barras de chocolate da marca Kopenhagen são vendidas por 29,90 reais, enquanto uma caixa de chocolates é vendida por cerca de 130 reais

A Nestlé (NESN) confirmou nesta quinta-feira que está comprando uma participação majoritária na empresa brasileira Grupo CRM, em uma aquisição voltada a expandir sua atuação no setor de chocolates premium.

O Grupo CRM opera mais de 1.000 butiques de chocolate no Brasil sob as marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, e tem uma crescente presença online, disse a Nestlé. O negócio está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e será submetido ao órgão regulador nas próximas semanas, acrescentou.

A Nestlé, que está comprando a participação da empresa de private equity Advent International, não quis dar detalhes financeiros para o negócio, que deve ser fechado em 2024.

O site Brazil Journal havia informado na quarta-feira que a Nestlé pagaria cerca de 3 bilhões de reais pela empresa, enquanto o jornal local Valor Econômico informou que o valor seria de 4,5 bilhões de reais.

A Nestlé disse que Renata Moraes Vichi continuará a liderar as operações do Grupo CRM como presidente-executiva e permanecerá como acionista minoritária.

A aquisição faz parte de uma estratégia da Nestlé para expandir sua presença no segmento de chocolates super premium, onde tem uma oferta limitada atualmente que inclui a marca italiana Baci.

Durante os primeiros seis meses de 2023, as vendas de produtos de confeitaria da Nestlé aumentaram 10,8% em uma base orgânica, excluindo aquisições e movimentos cambiais.

A fabricante suíça de chocolates de luxo Lindt & Spruengli também tem se saído bem recentemente, aumentando suas vendas em 10,1% no primeiro semestre de 2023, enquanto o lucro operacional saltou 38%.

“Essa aquisição amplia e fortalece ainda mais nossa presença em confeitaria no Brasil, permitindo-nos entrar no segmento de alta qualidade”, disse Laurent Freixe, presidente-executivo da Nestlé para a América Latina.

As barras de chocolate da marca Kopenhagen são vendidas por 29,90 reais, enquanto uma caixa de chocolates é vendida por cerca de 130 reais.

Jon Cox, analista da Kepler Cheuvreux, disse que o acordo parecia incomum à primeira vista, dado o foco da Nestlé em seus negócios de café, cuidados com animais de estimação e nutrição, mas fazia sentido.

“A Nestlé tem um negócio de chocolate no Brasil, de modo que pode integrar a produção, gerando sinergias, ao passo que a categoria de chocolate premium, como a Lindt demonstrou, é um negócio muito, muito, decente, se você acertar”, disse.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.