Home Empresas Neuralink de Elon Musk, implanta chip em cérebro humano; veja o vídeo

Neuralink de Elon Musk, implanta chip em cérebro humano; veja o vídeo

Musk escreveu em rede social em 10 de setembro que "nenhum macaco morreu como resultado de um implante Neuralink"

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/X´S/@neuralink)

O primeiro paciente humano recebeu um implante da startup de chips cerebrais Neuralink no domingo e está se recuperando bem, disse o bilionário fundador da empresa, Elon Musk.

“Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios“, disse Musk na rede social X na segunda-feira.

Os picos são atividades dos neurônios, que o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos descreve como células que usam sinais elétricos e químicos para enviar informações ao cérebro e ao corpo.

No ano passado, a Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) autorizou a empresa a realizar seu primeiro estudo para testar seu implante em seres humanos, um marco fundamental nas ambições da startup. Em setembro, a Neuralink informou que recebeu aprovação para o recrutamento de voluntários para o teste em humanos.

O estudo usa um robô para colocar cirurgicamente um implante de interface cérebro-computador (BCI) em uma região do cérebro que controla a intenção de se mover, disse a Neuralink anteriormente, acrescentando que seu objetivo inicial é permitir que as pessoas controlem um cursor ou teclado de computador usando apenas seus pensamentos.

Os fios “ultrafinos” dos implantes ajudam a transmitir sinais no cérebro dos participantes, disse a Neuralink.

O primeiro produto da Neuralink se chamará Telepathy, disse Musk.

O experimento é um teste de sua interface cérebro-computador sem fio para avaliar a segurança do implante e do robô cirúrgico.

A Neuralink não comentou o assunto.

A empresa tem enfrentado pedidos de análise em relação a seus protocolos de segurança. A Reuters informou no início deste mês que a empresa foi multada por violar as regras do Departamento de Transportes dos EUA (DOT) com relação à movimentação de materiais perigosos.

A empresa foi avaliada em cerca de 5 bilhões de dólares em junho passado, mas quatro parlamentares norte-americanos pediram à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA no final de novembro  que investigasse se Musk havia enganado investidores sobre a segurança de sua tecnologia depois que registros veterinários mostraram problemas com os implantes em macacos, incluindo paralisia, convulsões e inchaço cerebral.

Musk escreveu em rede social em 10 de setembro que “nenhum macaco morreu como resultado de um implante Neuralink”. Ele acrescentou que a empresa escolheu macacos “terminais” para minimizar o risco para macacos saudáveis.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.