Neymar e o valor de mercado dos melhores jogadores do mundoA contratação de Neymar pelo Barcelona foi uma das maiores coberturas midiáticas esportivas dos últimos anos. Comentaristas e especialistas em futebol afirmam que desde que Kaká assinou pelo Milan (em 2003, por 8,5 milhões de euros) um brasileiro não recebia tanto destaque ao firmar acordo com um novo clube.

Os holofotes em cima de Neymar não são exagerados. Além do carisma e a facilidade de se comunicar com o público, o ex-atacante do Santos jogou muito futebol pelo antigo time, anotando 138 gols em partidas oficiais e conquistando seis títulos em 4 anos.

No entanto, suas conquistas são colocadas à prova quando se trata de Seleção Brasileira. O novo contratado do Barcelona ainda não garantiu títulos expressivos pela Seleção Canarinho e a aproximação da Copa do Mundo no país só aumenta a pressão.

Mesmo assim, Neymar é uma das maiores marcas pessoais do momento e um bom negócio para o clube catalão, que muitos afirmam precisar de uma pequena renovação.

A confirmação disso é o valor de mercado do jogador. Ele nem sequer estreou com a camiseta do Barcelona e seu valor de mercado já subiu 22,6%, segundo estimativa da Pluri Consultoria divulgada na última terça-feira (04).

O estudo aponta que o ex-craque da Vila Belmiro vale, hoje, 67,4 milhões de euros (cerca de 187,7 milhões de reais). Para efeito de comparação, Lionel Messi, ícone do elenco catalão e jogador mais valioso do mundo, tem valor de mercado de 140 milhões de euros – 390 milhões de reais, aproximadamente.

A expectativa de valorização de Neymar continua promissora. De acordo com a análise, se ele tiver boa atuação defendendo as camisas do Barcelona e da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a previsão é de que, em 4 ou 5 anos, Neymar tenha condições suficientes para conquistar o título de jogador mais valioso do mundo.

O estudo também ressalta o envelhecimento de Messi e Cristiano Ronaldo neste período. Os dois jogadores mais caros do momento terão passado dos 30 anos, faixa etária que, segundo a Pluri, afeta o valor de passe do jogador.

“Nossas projeções apontam que o valor de mercado de Neymar pode atingir 114,2 milhões euros dentro do período indicado, devendo disputar a condição de jogador mais valioso do Mundo com o galês Gareth Bale, jovem astro de apenas 23 anos do Tottenham, avaliado em 49,4 milhões de euros (8º do mundo)”, afirma o estudo.

Durante a análise são considerados 72 itens para mensurar o valor de mercado de um futebolista. Entre eles, estão aspectos táticos, técnicos, posição em que o jogador atua, quantas vezes defendeu a camisa de uma seleção, títulos e retorno de marketing.

Salário

Neymar tem apenas 21 anos e já irá usufruir de um contrato de cinco anos com salário anual de 7 milhões de euros (cerca de 19 milhões de reais). A multa para quem quiser contratá-lo antes de 2018 é de 190 milhões de euros, ou o equivalente a 530 milhões de reais.

Os mais valiosos

No ranking dos jogadores mais valiosos do mundo, o Barcelona ostenta três jogadores em excelente fase. Veja abaixo quem são os cinco mais caros no mercado do futebol.

RankingJogadorIdadeValor de mercado
1Lionel Messi (Barcelona)25 anos140 milhões de euros
2Cristiano Ronaldo (Real Madrid)29 anos96,3 milhões de euros
3Neymar (Barcelona)21 anos67,4 milhões de euros
4Iniesta (Barcelona)29 anos65,6 milhões de euros
5Wayne Rooney (Manchester United)27 anos62,9 milhões de euros

Fonte: EXAME. Foto de freedigitalphotos.net.

Willian Binder
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários