Home Economia e Política Nível atual dos juros esfriará demanda nos EUA, diz Barkin, do Fed

Nível atual dos juros esfriará demanda nos EUA, diz Barkin, do Fed

Barkin afirmou ainda que, embora os dados de inflação até agora neste ano tenham sido "decepcionantes"

por Reuters
0 comentário

O nível atual da taxa básica de juros do Federal Reserve deve desacelerar a economia dos Estados Unidos o suficiente para que a inflação retorne à meta de 2%, com a força do mercado de trabalho dando às autoridades tempo para esperar, disse nesta segunda-feira o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin.

“Estou otimista de que o nível restritivo dos juros de hoje pode aliviar a demanda a fim de trazer a inflação de volta à nossa meta”, disse Barkin em comentários para o Rotary Club de Columbia, na Carolina do Sul.

Barkin afirmou ainda que, embora os dados de inflação até agora neste ano tenham sido “decepcionantes”, ele não vê um superaquecimento da economia norte-americana.

Após uma queda constante no ano passado, dados recentes sobre a inflação subiram. Embora o crescimento do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre tenha sido de 1,6%, Barkin disse que as medidas de demanda subjacente cresceram “fortemente” 3,1%.

Com relação aos dados recentes sobre a alta dos preços, em particular, disse Barkin, o desafio é saber se os formuladores de política monetária devem “receber mais sinais dos últimos três meses, ou dos sete anteriores”, quando a economia parecia estar progredindo de forma constante de volta à meta de inflação do Fed.

O “choque de dados”, disse ele, fortalece o argumento para que se espere para ter certeza de que a inflação retomará um declínio constante.

“A economia está se movendo em direção a um melhor equilíbrio, mas ninguém quer que a inflação volte a aparecer.

Dissemos que queremos ganhar mais confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção à nossa meta de 2%. E, com um mercado de trabalho forte, temos tempo para ganhar essa confiança”, disse Barkin.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.