Um novo aeroporto voltado para potencializar o turismo no Centro-Oeste e facilitar o transporte de passageiros e de cargas, principalmente para expandir as atividades comerciais produzidas pela região, está prestes a sair do papel.
O empreendimento será construído em Jataí, cidade goiana localizada no sudoeste do estado e a cerca de 300 quilômetros da capital.
A construção do aeródromo está inserida no Plano Aeroviário Nacional (PAN) do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento do transporte aéreo no País.
Todo o projeto está sendo gerido pela prefeitura local. O órgão, inclusive, lançou recentemente o processo licitatório para contratação das obras.
Com investimento da ordem de R$ 58,5 milhões, a nova estrutura contempla, na primeira etapa, a construção do sistema de pista de pouso e decolagem e taxiamento, pátio de aeronaves, vias de serviço, drenagem, cerca operacional e patrimonial, áreas de segurança, via de acesso e estacionamento, auxílios à navegação aérea, dentre outras.
O aeródromo permitirá a operação das aeronaves por instrumento não precisão.
Financiado pelo Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), gerido pelo MPor, o investimento do novo aeroporto terá contrapartida municipal de cerca de 30% do valor total.
As obras serão contratadas e fiscalizadas pelo município e tem prazo estimado para serem executadas em 14 meses após a contratação da empresa vencedora e emissão de ordem de serviço.
O edital referente à contratação de empresa de engenharia, para realização das obras de infraestrutura aeroportuária, pode ser acessado no portal Compras Públicas.
A segunda etapa da construção, que compreende o terminal de passageiros e edificações, está em fase final de ajuste de projeto e terá a licitação autorizada em breve.