Essa coisa de virada de ano é quase mágico. Acontece algo na mente das pessoas que pode ser expresso pelas palavras esperança, renovação, correção, novidade, fazer diferente, melhorar, vencer, etc…
E isso é ótimo, pois nos ajuda a retirar alguns velhos planos da “gaveta” e colocá-los em prática.
No que diz respeito à vida financeira pessoal, há uma coisa que, se você não fez direito (ou de nenhum jeito) em 2016, precisa corrigir e melhorar em 2017.
Estamos falando de algo pra lá de importante e que tem impactos diretos no sucesso ou fracasso das suas finanças pessoais: o controle do seu orçamento, seja ele pessoal ou familiar.
Sempre repetimos por aqui: uma vida financeira de sucesso se resume em gastar menos do que se ganha e investir regularmente. Só que para isso acontecer, é fundamental manter o controle dos gastos.
Aplicativo gratuito recomendado: Controle suas finanças na palma da mão com o Dinheirama Organizze
3 modos de você fazer o seu controle financeiro
Controlar suas finanças é algo muito simples, ainda mais com as ferramentas digitais disponibilizadas atualmente. Mas não queremos que você se prenda a isso.
O importante é fazer o controle. Então listamos 3 maneiras para você fazer isso, com ou sem tecnologia:
1) Caderno de anotações
Muito simples de usar, a cada gasto que você fizer, você anota no caderno, dividindo a página em pelo menos 4 colunas: Data, Categoria, Sub-categoria, Valor.
A Categoria é algo mais amplo, como: Alimentação, Moradia, Educação, Saúde, Transporte, Lazer, Doações, etc.
As Sub-categorias são mais especificas, e criam opções dentro da categoria. Por exemplo, a categoria Alimentação pode conter: Supermercado, Restaurante, Padaria, Quitanda, Açougue, etc.
O caderno tem algumas desvantagens, como não mostrar facilmente os gastos por categorias ou o total geral mensal. É possível fazer isso numa outra página, utilizando uma calculadora, mas é um processo manual. Funciona para quem não gosta de tecnologia.
2) Planilha de Excel
Mais versátil e tecnológica que o caderninho, as planilhas de controle de orçamento pessoal costumam ser bem completas, dinâmicas, possuindo diversas Categorias e Sub-categorias.
Permitem a fácil extração de informações, e dispensam o uso da calculadora, uma vez que o Excel já possui vários recursos para operações matemáticas.
Você pode tanto criar a sua própria planilha, de forma parecida com o que foi explicado no uso do caderno, e depois ir aperfeiçoando-a, mês a mês, conforme suas necessidades.
Também pode fazer uso de uma planilha já pronta e completa, como é o caso da planilha oferecida gratuitamente pelo Dinheirama (clique aqui para baixar a sua).
3) Aplicativos para smatphone e tablets
Com a explosão de vendas de smartphones e tablets em todo o mundo, também passou a haver uma enorme demanda por aplicativos, que facilitam a vida do usuário e solucionam diversos problemas do dia a dia.
E como era de se esperar, também existem aplicativos para ajudar você no controle financeiro pessoal.
A enorme vantagem do uso de um aplicativo de controle de gastos, é que praticamente todas as pessoas levam seus smartphones consigo para qualquer lugar.
Eles estão sempre à mão, na bolsa ou no bolso, e isso facilita muito o lançamento dos gastos no momento em que eles ocorrem. É só você pegar o dispositivo, e digitar o valor, selecionando a Data, Categoria e Descrição (ou Sub-categoria).
Nós também disponibilizamos para você um aplicativo de controle financeiro gratuito, o Dinheirama Organizze (clique aqui para saber mais).
Ano Novo, vida nova!
Agora é só você escolher o modo como irá fazer o controle das suas finanças. O importante é controlar, e com isso identificar para onde está indo o seu dinheiro.
Com esse hábito, você poderá realizar os ajustes necessários no orçamento, priorizando aquilo que realmente importa para você atingir seus objetivos e sonhos.
Todo este processo, somado aos seus investimentos, recebe o nome de planejamento financeiro pessoal. Aproveite a virada do ano, e toda esperança e motivação gerada pela renovação desse ciclo. Esteja no comando da sua vida financeira! Abraços e até a próxima!