Home Finanças Pessoais Comece este novo ano do jeito certo: comandando o seu dinheiro

Comece este novo ano do jeito certo: comandando o seu dinheiro

por Redação Dinheirama
3 min leitura

Essa coisa de virada de ano √© quase m√°gico. Acontece algo na mente das pessoas que pode ser expresso pelas palavras esperan√ßa, renova√ß√£o, corre√ß√£o, novidade, fazer diferente, melhorar, vencer, etc…

E isso √© √≥timo, pois nos ajuda a retirar alguns velhos planos da “gaveta” e coloc√°-los em pr√°tica.

No que diz respeito à vida financeira pessoal, há uma coisa que, se você não fez direito (ou de nenhum jeito) em 2016, precisa corrigir e melhorar em 2017.

Estamos falando de algo pra lá de importante e que tem impactos diretos no sucesso ou fracasso das suas finanças pessoais: o controle do seu orçamento, seja ele pessoal ou familiar.

Sempre repetimos por aqui: uma vida financeira de sucesso se resume em gastar menos do que se ganha e investir regularmente. Só que para isso acontecer, é fundamental manter o controle dos gastos.

Aplicativo gratuito recomendado: Controle suas finanças na palma da mão com o Dinheirama Organizze

3 modos de você fazer o seu controle financeiro

Controlar suas finanças é algo muito simples, ainda mais com as ferramentas digitais disponibilizadas atualmente. Mas não queremos que você se prenda a isso.

O importante é fazer o controle. Então listamos 3 maneiras para você fazer isso, com ou sem tecnologia:

1) Caderno de anota√ß√Ķes

Muito simples de usar, a cada gasto que você fizer, você anota no caderno, dividindo a página em pelo menos 4 colunas: Data, Categoria, Sub-categoria, Valor.

A Categoria √© algo mais amplo, como: Alimenta√ß√£o, Moradia, Educa√ß√£o, Sa√ļde, Transporte, Lazer, Doa√ß√Ķes, etc.

As Sub-categorias s√£o mais especificas, e criam op√ß√Ķes dentro da categoria. Por exemplo, a categoria Alimenta√ß√£o pode conter: Supermercado, Restaurante, Padaria, Quitanda, A√ßougue, etc.

O caderno tem algumas desvantagens, como n√£o mostrar facilmente os gastos por categorias ou o total geral mensal. √Č poss√≠vel fazer isso numa outra p√°gina, utilizando uma calculadora, mas √© um processo manual. Funciona para quem n√£o gosta de tecnologia.

2) Planilha de Excel

Mais vers√°til e tecnol√≥gica que o caderninho, as planilhas de controle de or√ßamento pessoal costumam ser bem completas, din√Ęmicas, possuindo diversas Categorias e Sub-categorias.

Permitem a f√°cil extra√ß√£o de informa√ß√Ķes, e dispensam o uso da calculadora, uma vez que o Excel j√° possui v√°rios recursos para opera√ß√Ķes matem√°ticas.

Você pode tanto criar a sua própria planilha, de forma parecida com o que foi explicado no uso do caderno, e depois ir aperfeiçoando-a, mês a mês, conforme suas necessidades.

Também pode fazer uso de uma planilha já pronta e completa, como é o caso da planilha oferecida gratuitamente pelo Dinheirama (clique aqui para baixar a sua).

3) Aplicativos para smatphone e tablets

Com a explosão de vendas de smartphones e tablets em todo o mundo, também passou a haver uma enorme demanda por aplicativos, que facilitam a vida do usuário e solucionam diversos problemas do dia a dia.

E como era de se esperar, também existem aplicativos para ajudar você no controle financeiro pessoal.

A enorme vantagem do uso de um aplicativo de controle de gastos, é que praticamente todas as pessoas levam seus smartphones consigo para qualquer lugar.

Eles est√£o sempre √† m√£o, na bolsa ou no bolso, e isso facilita muito o lan√ßamento dos gastos no momento em que eles ocorrem. √Č s√≥ voc√™ pegar o dispositivo, e digitar o valor, selecionando a Data, Categoria e Descri√ß√£o (ou Sub-categoria).

Nós também disponibilizamos para você um aplicativo de controle financeiro gratuito, o Dinheirama Organizze (clique aqui para saber mais).

Ano Novo, vida nova!

Agora é só você escolher o modo como irá fazer o controle das suas finanças. O importante é controlar, e com isso identificar para onde está indo o seu dinheiro.

Com esse hábito, você poderá realizar os ajustes necessários no orçamento, priorizando aquilo que realmente importa para você atingir seus objetivos e sonhos.

Todo este processo, somado aos seus investimentos, recebe o nome de planejamento financeiro pessoal. Aproveite a virada do ano, e toda esperança e motivação gerada pela renovação desse ciclo. Esteja no comando da sua vida financeira! Abraços e até a próxima!

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.