O autoconhecimento e o que "aprendem" os internautasGeralmente, as pessoas não costumam parar e refletir visando melhorar e provocar o autoconhecimento. Com o cotidiano repetitivo e corrido, esta constatação toma contornos críticos. Esse exercício é bastante importante para o crescimento pessoal[bb] e profissional de qualquer indivíduo, principalmente para aqueles que visam realizar e executar um bom planejamento para o ano de 2009. No entanto, como veremos, muitos preferem aproveitar seu tempo em atividades que não agregam tanto valor.

É natural que, em alguns momentos e durante a busca por este autoconhecimento, você encontre dificuldades e dúvidas sobre como agir para que essa tarefa seja concluída. Que tal começar aproveitando melhor o seu tempo livre? Fica aqui a minha sugestão: sempre que for buscar se conhecer melhor, tente pensar em você como uma empresa. Por que? Para ser prático e compreender qual é a sua visão, a sua missão e o seu posicionamento.

Vejamos um exemplo. Falarei da empresa cujo nome foi o primeiro que passou pela minha cabeça: a Volvo. Ela detalha estes tópicos que mencionei da seguinte forma:

  • Visão: Ser a marca mais desejada e bem sucedida do mundo no segmento Premium.
  • Missão: Criar a mais segura e emocionante experiência em automóveis para famílias modernas.

Além disso, é interessante perceber que ela tem as seguintes palavras como herança, deixada por seus fundadores (Assar Gabrielsson e Gustaf Larson): “Carros são dirigidos por pessoas. Portanto, o principio por trás de tudo que fazemos na Volvo é – e deve permanecer sendo – a segurança.”

Isso direciona tal empresa a se preocupar com a segurança das pessoas, visando crescer através do serviço e de produtos que proporcionam aos seus clientes emoção, alegria, mas com segurança extra para toda a família. Conseguiu perceber como é próxima essa relação das decisões da empresa[bb], ao longo de sua vida, com a missão e com a visão estabelecidas anteriormente?

Se conhecer bem e cada vez melhor o fará um profissional mais competente e uma pessoa mais completa. O que o faz feliz? O que te motiva? O que faz você ir além do possível? Comece já a rascunhar qual é a sua missão e a sua visão! Tendo definidas a sua missão, a sua visão e o seu posicionamento – para seu trabalho, para sua família e para a sua vida – as decisões ficam bem mais fáceis de serem tomadas quando surgem situações não esperadas. Pode acreditar.

Um pouco da Internet
Por curiosidade, resolvi dar uma espiada no que os internautas mais procuram na Internet. Como faz pouco tempo que escrevo para o Dinheirama e para a Internet em geral, decidi compreender o que motiva a maioria dos leitores a navegar nos sites e blogs existentes por ai. Como o artigo é sobre conhecimento, pensei ser interessante tentar conhecer melhor os leitores que por vezes encontro em outros lugares da Internet. Fiquei surpreso.

Dê uma espiada na lista “Os mais buscados de 2008”, desenvolvida pelo Yahoo! Brasil, que demonstra quais fatos, notícias, eventos, pessoas etc., foram mais digitados nos espaços de busca do Yahoo! Cadê? em 2008:

  • Big Brother 8;
  • Olimpíadas de Pequim;
  • Oscar 2008;
  • Células Tronco;
  • Mulher Melancia;
  • Isabella Nardoni;
  • Dengue;
  • Amy Winehouse;
  • Barack Obama;
  • Portabilidade Numérica.

O que isso tem a ver com o nosso papo? Na minha ingenuidade, pensei que algum assunto relacionado aos negócios, finanças[bb] e empreendedorismo pudesse surgir neste tipo de lista. Como investimos em conhecimento específico, de nicho, fico satisfeito por saber que já são muitos os leitores – mesmo que não sejamos maioria nas buscas. Será que estamos no caminho certo? Alguma conclusão interessante para dividir conosco no espaço de comentários?

Caso você tenha pensando em algum ponto interessante que não foi falado neste artigo sobre autoconhecimento e queira comentar, sinta-se a vontade. A casa também é sua! Falando em conhecer, lembrei-me da importância da comunicação. Assim, coloco aqui um link com informações interessantes sobre as mudanças da reforma ortográfica da língua portuguesa. Obrigado e até a próxima!

——
Bruno Biscaia
é estudante de Engenharia de Produção, interessado em finanças, em gestão de pessoas e em inovação. Atua diretamente com marketing na empresa júnior da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e edita a seção de Empreendedorismo do Dinheirama.

Crédito da foto para stock.xchng.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários