dinheirama-post-post-ricardo-energiaNa última semana recebemos muitos emails de leitores perguntando sobre o futuro da economia no Brasil. Os motivos para a ansiedade são muitos e ficam evidentes na medida em que a economia do país parece estacionada e fadada ao baixo crescimento. O período de estiagem trouxe à tona um novo (velho) problema: uma possível crise elétrica.

A cada semana, novos apagões acontecem e colaboram com a expectativa de que o sistema irá precisar de investimentos para torná-lo mais confiável. Está claro que esse problema ficou “debaixo do tapete” durante muito tempo e agora será necessário tomar medidas de emergência que envolvam repasse de custos para a população (não é sempre assim?).

Vale lembrar que, em setembro de 2012, a Presidente Dilma lançou um programa de corte médio de 20% nas tarifas de rede elétrica, medida que deixou muitos empresários do setor descontentes e levou preocupação a outras áreas, que começaram a temer novas intervenções do governo.

Outro temor que parece fazer parte da vida do brasileiro é a inflação, que continua mostrando sua força. Em um ano de campeonato mundial de futebol, os gastos públicos em alta só colaboram para os resultados negativos.

Os altos preços dos hotéis e restaurantes mostram que a falta de escrúpulos irá imperar nos próximos meses – um verdadeiro crime contra a economia popular, além do grande desrespeito à inteligência das pessoas.

E dentro desse ambiente de incertezas está o momento em que é fundamental manter os pés no chão e priorizar o planejamento, principalmente para evitar gastos desnecessários. Cada vez mais, é importante turbinar as reservas de emergência e se manter atento aos movimentos do mercado.

Oportunidade de melhorar seus conhecimentos

Para ajudá-lo a sempre fazer as melhores escolhas, mais uma vez oferecemos, em parceria com a Órama, o eBook gratuito “Cenários e Investimentos – 2014” (clique para download). O material é de primeira e foi elaborado pelo Alvaro Bandeira, Economista Chefe e Sócio da Órama, juntamente com a Sandra Blanco, Consultora de Investimentos.

No eBook gratuito, você vai encontrar análises e indicações dos melhores investimentos para 2014 e as perspectivas para a economia e os mercados. O download do eBook é totalmente gratuito (clique aqui), você apenas preenche um cadastro rápido (nome e email) e repete a fórmula didática do eBook de 2013, que alcançou a expressiva marca de 10 mil downloads.

Aproveite a oportunidade e ganhe conhecimentos suficientes para fazer de 2014 um ano mais rico e feliz. Um grande abraço e até a próxima.

Foto Shutterstock. Power Tower.

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários