Home Economia O Brasil das manifestações: câmbio e transporte público

O Brasil das manifestações: câmbio e transporte público

por Ricardo Pereira
3 min leitura
O Brasil das manifestações: câmbio e transporte público

O Brasil das manifestações: câmbio e transporte públicoEstamos vivendo um período muito interessante na história do Brasil. As pessoas perceberam o poder da mobilização e começam lutar pelas pautas que efetivamente são do interesse coletivo. As manifestações são a prova de que sabemos muito bem o quanto ainda precisa ser feito.

Nesse período, a economia brasileira atravessa momentos de apreensão com resultados negativos na bolsa de valores, câmbio em alta e a aversão ao risco fazendo com que milhões de dólares sigam de volta para os EUA, que parecem se recuperar economicamente de forma mais definitiva.

Com esse contexto em mente, convidamos o Alvaro Bandeira, Economista Chefe e Sócio da Órama, para fazer uma análise e deixar suas opiniões em relação ao que vem acontecendo. Veja as questões que fizeram parte do programa de hoje:

  • Com a sinalização do fim dos estímulos na economia americana, a bolsa continua caindo e o dólar subindo. Como explicar essa situação? É a chamada aversão ao risco falando mais alto?
  • O Ministro Mantega afirmou que “temos bala na agulha”, se referindo ao dólar. O que ele quer dizer com isso? Novas medidas podem ser adotadas para conter o avanço do dólar?
  • Outro assunto que foi destaque nessa semana foram as manifestações e protestos no Brasil. Uma das pautas foi o aumento no transporte público. As manifestações deram resultado e em algumas cidades os aumentos foram revistos. Pensando na inflação, qual será o impacto dessa revisão de tarifas?
  • No Brasil, adotamos um modelo de incentivo ao transporte particular e percebemos nos últimos anos como aumentou o número de carros nas ruas. Esse modelo trouxe para médias e pequenas cidades um trânsito caótico. Será hora de revermos esse modelo e buscarmos maiores investimentos no transporte público? É possível prevermos qual seria o impacto econômico em torno de um modelo assim?

Assista ao vídeo com as respostas do Alvaro:

https://www.youtube.com/watch?v=BCI1vhUGzp4

Oportunidade de aprender mais sobre seu dinheiro

Aproveitamos para convidar o leitor do Dinheirama a conhecer o “I Curso de Educação Financeira e Planejamento” (clique e conheça), fruto da parceria entre o Dinheirama e a Órama.

As videoaulas foram divididas em quatro módulos, e em cada aula você poderá baixar gratuitamente um eBook feito especialmente para o curso. Caso queira mais notícias e comentários sobre o mercado, acesse e conheça o Blog da Órama (clique para ler), que contém muito material de qualidade. Até a próxima.

Foto de freedigitalphotos.net.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.