O Brasil das manifestações: câmbio e transporte públicoEstamos vivendo um período muito interessante na história do Brasil. As pessoas perceberam o poder da mobilização e começam lutar pelas pautas que efetivamente são do interesse coletivo. As manifestações são a prova de que sabemos muito bem o quanto ainda precisa ser feito.

Nesse período, a economia brasileira atravessa momentos de apreensão com resultados negativos na bolsa de valores, câmbio em alta e a aversão ao risco fazendo com que milhões de dólares sigam de volta para os EUA, que parecem se recuperar economicamente de forma mais definitiva.

Com esse contexto em mente, convidamos o Alvaro Bandeira, Economista Chefe e Sócio da Órama, para fazer uma análise e deixar suas opiniões em relação ao que vem acontecendo. Veja as questões que fizeram parte do programa de hoje:

  • Com a sinalização do fim dos estímulos na economia americana, a bolsa continua caindo e o dólar subindo. Como explicar essa situação? É a chamada aversão ao risco falando mais alto?
  • O Ministro Mantega afirmou que “temos bala na agulha”, se referindo ao dólar. O que ele quer dizer com isso? Novas medidas podem ser adotadas para conter o avanço do dólar?
  • Outro assunto que foi destaque nessa semana foram as manifestações e protestos no Brasil. Uma das pautas foi o aumento no transporte público. As manifestações deram resultado e em algumas cidades os aumentos foram revistos. Pensando na inflação, qual será o impacto dessa revisão de tarifas?
  • No Brasil, adotamos um modelo de incentivo ao transporte particular e percebemos nos últimos anos como aumentou o número de carros nas ruas. Esse modelo trouxe para médias e pequenas cidades um trânsito caótico. Será hora de revermos esse modelo e buscarmos maiores investimentos no transporte público? É possível prevermos qual seria o impacto econômico em torno de um modelo assim?

Assista ao vídeo com as respostas do Alvaro:

Oportunidade de aprender mais sobre seu dinheiro

Aproveitamos para convidar o leitor do Dinheirama a conhecer o “I Curso de Educação Financeira e Planejamento” (clique e conheça), fruto da parceria entre o Dinheirama e a Órama.

As videoaulas foram divididas em quatro módulos, e em cada aula você poderá baixar gratuitamente um eBook feito especialmente para o curso. Caso queira mais notícias e comentários sobre o mercado, acesse e conheça o Blog da Órama (clique para ler), que contém muito material de qualidade. Até a próxima.

Foto de freedigitalphotos.net.

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários