Home Finanças Pessoais O dinheiro no Brasil

O dinheiro no Brasil

por Helio Lemos
3 min leitura

O dinheiro no BrasilNum país como o Brasil, onde o governo gasta mais do que ganha e tem um programa chamado Bolsa-Família, mas nenhuma política de educação financeira básica para os mais carentes, a palavra DINHEIRO tem muitos e contrastantes significados. Para uns poucos (menos de 1% da população), DINHEIRO é utilizado principalmente para gerar mais dinheiro, investir, fazer bons negócios e enriquecer. Para a classe média é, primordialmente, um meio de pagar as contas, o aluguel ou as prestações da casa própria, resolver problemas inesperados, construir e administrar dívidas e até se divertir – só um pouco.

Mas, para a grande maioria da população brasileira, DINHEIRO é apenas um meio de sobrevivência que sempre teima em faltar antes do mês chegar ao fim. Trocam sua vida, seu trabalho e, muitas vezes, sua dignidade para tê-lo em proporções mínimas que garantem sua sobrevida e aprisionamento. A primeira verdade crucial que se desprende do acima exposto é: aqueles que sabem usar bem o dinheiro[bb] sempre ganham mais dinheiro em cima de quem não sabe usá-lo.

Verdade que contribui para a manutenção de um ciclo vicioso: a desinformação financeira da maioria da população brasileira alimenta uma indústria de bens e serviços que faz muito dinheiro explorando e perpetuando esta ignorância. Mas nenhuma nação pode de fato ser rica se sua população for analfabeta financeiramente. Esse é o grande desafio brasileiro: educação financeira simples, mas de qualidade, para pessoas que não compram livros, que não acessam sites e que vivem,  muitas vezes, longe dos grandes centros urbanos.

Num Brasil alfabetizado financeiramente, o consumo de bens e serviços se ampliaria tremendamente e haveria um aumento substancial em todos os indicadores de desenvolvimento social. Porque educação financeira é tão ou mais importante que aprender a ler e a escrever e deveria, de fato, ser matéria obrigatória em todas as escolas do Brasil. Concordam?

——
Helio Lemos é jornalista e autor do projeto “Como construir Riqueza” – www.comoconstruirriqueza.com.br

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.