Home Carreira O Empreendedor atrai novas oportunidades. Cuidado!

O Empreendedor atrai novas oportunidades. Cuidado!

por Bruno Biscaia
0 coment√°rio

O Empreendedor atrai novas oportunidades. Cuidado!J√° se sabe de longa data que o dia-a-dia do empreendedor n√£o √© nada f√°cil. E se voc√™ for um daqueles que gosta de sossego, o cotidiano do empreendedor √© muito menos atrativo quando comparado ao cotidiano dos pregui√ßosos de plant√£o. Mas, isso √© bom. A determina√ß√£o que ele, o empreendedor, tem de ter para aprender algo novo todos os dias e assim vencer no mercado o estimula e o capacita a se tornar um grande profissional ‚Äď o melhor de todos.

Ao longo do caminho de ‚Äúaltas e baixas‚ÄĚ, mas principalmente de vit√≥rias e de derrotas, o que mais se percebe √© que ele adquire grande experi√™ncia e passa a se destacar entre amigos, colegas de trabalho e conhecidos. E isso √© percebido com muita facilidade.

O que acontece?
Amigos, conhecidos, colegas e também pessoas não muito conhecidas começam a entrar em contato com você propondo parcerias, pedindo ajuda em um projeto deles ou até mesmo convidando-o para criar uma nova empresa como um dos sócios. Demais. Pois é, a partir do momento em que você se destaca, diversas oportunidades começam a surgir e você tende a ficar um pouco perdido, sem saber quais propostas aceitar Рe se deve mesmo aceitá-las. E um grande problema é aceitar todas elas!

√Č preciso ter foco e consci√™ncia dos seus objetivos.
O reconhecimento √© algo fant√°stico, um brinde a isso. Mas, empreendedores s√£o motivados por sonhos e objetivos, e alguns deles s√£o muito rom√Ęnticos a ponto de sempre acreditarem que quanto mais projetos aceitarem, mais experientes e polivalentes ser√£o. Grande erro!

Quanto mais tarefas você tiver de cumprir, menos tempo você terá para se dedicar ao seu sonho e ao seu objetivo inicial, aquele que o proporcionou tanta experiência a ponto de você ter se tornado referência no seu setor e na sua região. Reflita sobre qual é a sua meta pessoal e profissional e trabalhe em cima dela e dos demais projetos que a complementam. Só aceite aquilo que vai conseguir dar conta.

√Č l√≥gico que estar envolvido em mais de uma atividade √© desej√°vel e bastante enriquecedor para o desenvolvimento do empreendedor, mas vamos concordar que empreendedor tamb√©m √© gente e, como tal, precisa de momentos de lazer, descanso e, principalmente, algo para pensar al√©m de seu neg√≥cio: fam√≠lia, viagens, hobbies etc. Nesse trecho do artigo coloco uma frase de humor muito inteligente para que voc√™ possa repensar quais prioridades t√™m levado para sua vida: ‚ÄúPessoas viciadas em trabalho n√£o t√™m amigos, t√™m networking!‚ÄĚ.

√Č assim que voc√™ quer ser lembrado e, principalmente, √© isso que voc√™ quer para voc√™? Ah, e n√£o fique sem gra√ßa por negar convites de amigos e colegas. Fazer isso apenas te deixa mais ‚Äúcara de pau‚ÄĚ, caracter√≠stica fundamental para ter sucesso tamb√©m em negocia√ß√Ķes e apresenta√ß√Ķes.

Equilíbrio ajuda, e muito!
Outra situa√ß√£o muito comum √© a do empregado revoltado que em um momento de estresse na empresa decide por pedir demiss√£o de seu emprego para poder abrir um neg√≥cio pr√≥prio, em qualquer setor, que possa chamar de seu e no qual s√≥ tenha de prestar contas a si mesmo. J√° vi, li e ouvi diversos finais para esse ‚Äúfilme‚ÄĚ e eles em sua maioria n√£o s√£o felizes. Os sintomas s√£o arrependimento, mais estresse e, em alguns casos, a contra√ß√£o de d√≠vidas.

Já dissemos aqui no Dinheirama que a empresa que nasce para ajudar o dono a sobreviver tem seu potencial de crescimento limitado desde o inicio. Empresas têm de crescer, e não apenas sobreviver. Por isso a dica: não abandone o seu emprego se ele for bom, afinal, é ele que garante o seu sustento e o da sua família. Se existe um sonho, um objetivo, uma ideia fantástica, trate de arrumar tempo para viabilizá-la: à noite, aos sábados, aos domingos e feriados etc. Assim, você consegue ter receita (dinheiro) para viver bem e ainda pode trabalhar em seus sonhos.

Pode ser que em algum momento o sonho se torne realidade, neg√≥cios sejam fechados e o momento de sair do emprego finalmente apare√ßa. Avalie com cuidado e fique atento ao coment√°rio que deixei l√° em cima: tenha tempo para a fam√≠lia, para os amigos e para voc√™. Seus netinhos, aqueles que v√£o querer conhecer o vov√ī vivo e saud√°vel, agradecem.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.