Os investidores concordam que o Ibovespa (IBOV) está barato, mas o apetite pelo risco parece um pouco restrito, revela a Pesquisa BTG Pactual de Sentimento divulgada nesta terça-feira (30).
O banco, cuja sede está no coração da Faria Lima, avaliou a percepção dos investidores, o posicionamento e os principais temas do mercado.
“Parece haver pouca dúvida de que o Ibovespa está barato, com 68% considerando o Ibovespa subvalorizado (17% extremamente subvalorizado”, aponta o time de análise de ações.
De modo geral, os investidores parecem estar projetando um desempenho modesto o índice até o final do ano. Cerca de 41% veem o índice em 120-130 mil pontos e 47% em 130-140 mil pontos.
A maioria espera o dólar entre R$ 5,20 e R$ 5,60 (78%), “o que implica alguma valorização a partir daqui precisando de um alívio fiscal”.
Segundo o BTG, é um pouco encorajador ver que os resgates de fundos estão diminuindo, com a grande maioria dos fundos mostrando estabilidade (58%).
Apenas 5% dos entrevistados estão relatando saques acelerados, o que pode indicar que a maioria dos resgates de ações já passou.
Sentimento da Faria Lima
Conforme a pesquisa, os temas macroeconômicos dominantes por uma ampla margem continuam sendo:
Brasil: perspectiva fiscal, com 92% dos votos – a nomeação do Banco Central fica em um distante segundo lugar;
Global: ciclo de taxas dos EUA (79%, com a eleição dos EUA em segundo lugar, com 16%).
“É possível que os investidores já estejam tão pessimistas em relação à China que, a esta altura, a perspectiva de crescimento do país se encontre em uma posição muito baixa nessa lista”, ressaltam os analistas.
O que estão comprando?
A pesquisa revelou que os investidores estão comprando as ações da Sabesp (SBSP3), Eletrobras (ELET3) e Equatorial (EQTL3).
Enquanto isso, as principais vendas são Vale (VALE3), Bradesco (BBDC4) e Ambev (ABEV3).
Cada votante submeteu 3 ideias de compra e venda, explica o BTG.