Home Finanças Pessoais O que fazer quando o cheque volta duas vezes

O que fazer quando o cheque volta duas vezes

Este artigo responde a essa e outras questões relacionadas ao cheque devolvido

por Blog do Serasa
3 min leitura
(Imagem: freepik/@ freepik)

Apesar de o uso do cheque cair ano a ano, ainda há ocorrência de cheques devolvidos. Quem ainda utiliza esse meio de pagamento pode se perguntar: o que fazer quando o cheque volta duas vezes?  

Este artigo responde a essa e outras questões relacionadas ao cheque devolvido. Confira! 

O que fazer quando o cheque volta duas vezes

Segundo a orientação dos bancos, em primeiro lugar é possível identificar os dados do cheque sem fundo ou de qualquer outro cheque, além do motivo da devolução. Isso indica para quem ele foi emitido, o valor e a data de emissão. Muitas pessoas têm o costume de anotar esses dados no canhoto do talão, mas quem não tiver a informação pode solicitar ao banco. Para isso, será necessário pagar uma taxa para ter acesso à fotocópia ou microfilmagem do documento.

Em seguida, o emissor do cheque deve seguir estes passos: 

Procure o credor para quitar a dívida

Com os dados, procure quem está com o documento e pague a dívida. Pode ser que o credor ofereça outra forma de parcelamento para cobrir o valor do cheque. O acordo de dívida deve ser realizado entre credor e devedor. Depois solicite uma carta de anuência, que é uma declaração formal de que a dívida foi quitada ou desconsiderada por algum motivo. 

Restitua o cheque devolvido e solicite a baixa no banco

Com o cheque devolvido ou a carta de anuência em mãos, dirija-se à agência bancária, solicite a baixa do documento para retirada do nome do Cadastro de Eminentes de Cheques sem Fundos (CCF) em até cinco dias úteis. Os bancos podem cobrar taxas para realizar o procedimento.

Como proceder com o cheque devolvido

Saiba o que fazer caso o cheque volte duas vezes: 

Consulte o CPF

A Serasa oferece um serviço gratuito de consulta do CPF. Basta acessar o site ou baixar o aplicativo para Android ou iOS. Siga o passo a passo: 

Site 

  • ●     Acesse o site da Serasa.
  • ●     Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar agora”. 
  • ●     Preencha o cadastro, caso seja o primeiro acesso. 
  • ●     São solicitadas informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha. Ela deve ter no mínimo oito caracteres com números e letras em minúsculo e maiúsculo. 
  • ●     Faça a verificação, um código será enviado por e-mail ou SMS. 
  • ●     Digite o código recebido e clique em “Confirmar código”. 

As informações referentes à consulta do CPF aparecerão na tela. Se estiver com alguma pendência, poderá usar os dados para regularizar a situação o quanto antes.

Aplicativo

  • ●     Abra o aplicativo da Serasa.
  • ●     Após o download, faça o primeiro cadastro se for o primeiro acesso. Se já tiver se cadastrado, insira usuário e senha. 
  • ●     Acesse a situação do CPF e aproveite para conhecer o Serasa Score e receber o relatório completo de suas dívidas e pendências. 

Quite os débitos

Depois de verificar a situação do CPF, quite os débitos que resultaram nos problemas. Após o pagamento ao credor, apresente ao banco o cheque e um recibo com a data e o valor, o número do cheque, nome RG, CPF e assinatura. Por último, confira se a cobrança foi feita de maneira correta, se o cheque foi debitado e apresente o extrato bancário na instituição para comprovar o erro. 

Pague as taxas bancárias

O banco cobra taxas bancárias referentes às devoluções dos cheques e à exclusão do nome do CCF. Com a regularização, a instituição tem um prazo de até cinco dias para solicitar a retirada do CPF do Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF), do Banco Central. Caso o devedor não tenha recursos para saldar a dívida, poderá pensar em buscar um empréstimo. 

Quais as consequências em passar cheque que volta?

O nome do consumidor poderá ser incluído no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos quando um cheque é devolvido por duas vezes seguidas. Isso significa que, na prática, o nome estará restrito até o pagamento da dívida, da mesma forma que acontece quando não se pagam boletos de consumo, empréstimos, faturas de cartão e diversos outros tipos de serviços financeiros. 

Está com dívidas? Negocie as dívidas no Serasa Limpa Nome

Além das dívidas de cheque sem fundo, ao fazer a consulta ao CPF é possível que apareçam outras dívidas, como de cartão de crédito, contas de consumo ou outras. O Serasa Limpa Nome pode ajudar a renegociar essas pendências com descontos e opções de parcelamento.

Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% de desconto na hora de negociar dívidas. O processo leva só três minutos e a negociação é feita sem sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096. Confira o passo a passo:

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.