Money - DimeMuitos me questionam sobre o futuro financeiro pessoal num cenário de estabilidade econômica e queda de juros. A preocupação decorre da facilidade passada em se acumular capital através das aplicações atreladas e balizadas pela taxa Selic e(ou) CDI. Os rendimentos anuais eram polpudos e fartos em seu número absoluto (mas e o ganho real?). Como manter os ganhos nos mesmos patamares daqui pra frente? Vai ficar melhor? Pior?

Preocupe-se com o ganho real. Sempre. Esta prática foi reforçada em reportagem que circulou hoje no jornal Valor Econômico. Pratique a fórmula rentabilidade real = rentabilidade bruta – inflação – taxa de administração – IR.

Comece a aprender mais sobre renda variável e investimentos de risco. Agora. Para superar as marcas passadas você vai precisar direcionar parte de sua aplicação para ações, opções etc. Comece devagar, comece consciente. São muitas as opções interessantes. Leia mais sobre clubes de investimentos, fundos de ações e multimercado.

Esqueça produtos bancários apelativos e que ofereçam vantagens demais. Cuidado com a pegadinha. Lembre-se que nada é de graça e que não existe investimento sem risco. Portanto desconfie do que pode parecer a solução de todos os seus problemas de dinheiro. Por que a agência destinada aos clientes abonados não tem banner pendurado, folhetos espalhados pra todo lado e nenhum penduricalho no teto? Coincidência?

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários